10.19.2011

Globo exibe imagens do Pan de Guadalajara sem dar crédito à Record

Rio  - Enquanto os atletas brasileiros lutam por medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, as duas maiores redes de TV do País partem para a briga. Dona dos direitos de transmissão do evento, a Record acusa a Globo de ter exibido, sem autorização, imagens da cerimônia de abertura no ‘Jornal Nacional’ do último sábado e do nadador Thiago Pereira no ‘Fantástico’. A Globo, que tem dado pouco destaque à competição, jogou a culpa na agência APTN (Associated Press Television News), de quem é cliente, pelo erro.

Foto: Divulgação
Em nota, a Central Globo de Comunicação (CGCOM) alega que não foi avisada pela APTN de que não podia exibir as cenas. No domingo, o apresentador Tadeu Schmidt, do ‘Fantástico’, mostrou o momento em que Thiago Pereira ganhou a primeira medalha de ouro. O crédito das imagens foi dado à OTI (Organização das Telecomunicações Ibero-Americanas). A emissora diz que seguiu orientações da APTN e explica ainda que recebeu, apenas na segunda-feira, um e-mail em que a agência informa que havia restrições ao uso das imagens e que “se desculpa por qualquer problema causado”.

A Record, no entanto, não deixou barato. Na segunda-feira à noite, o ‘Jornal da Record’, apresentado por Ana Paula Padrão, exibiu reportagem em que acusa a Globo, sem citar o nome da concorrente em nenhum instante, de desrespeitar os direitos de imagens do Pan. O caso foi levado à OTI, que negou ter cedido as imagens. Diretor comercial do Comitê Organizador do Pan, Horacio de La Vega disse que a entidade já está investigando o uso ilegal de imagens pela Globo para que providências jurídicas sejam tomadas.

Com mais de 200 profissionais envolvidos na cobertura do Pan de Guadalajara — incluindo nomes como Romário (futebol), Oscar Schmidt e Magic Paula (basquete), Virna (vôlei), Róbson Caetano (atletismo), Fernando Scherer (natação) e Rogério Sampaio (judô) no time de comentaristas —, a Record vem disponibilizando dois minutos de um resumo de imagens dos Jogos para os canais interessados.

Em nota divulgada ontem, a emissora diz que “não compreende por que uma emissora de televisão brasileira tenha utilizado imagens do evento sem procurá-la”, já que é detentora dos direitos de exclusividade de transmissão no País.

Segundo a Record, as cenas podem ser utilizadas, com seu logotipo, pelas emissoras que assinaram um termo de compromisso, o que já foi feito por SBT, RedeTV!, TV Cultura, TV Brasil e TV Gazeta, além dos canais a cabo Bandsports, BandNews, ESPN e Esporte Interativo.

A Globo, que tem exibido no ‘Globo Esporte’ reportagens com os atletas brasileiros fora da Vila do Pan, onde não pode filmar nem gravar entrevistas, não respondeu se assinaria o documento: “Não vamos mais comentar esse assunto”.
POR PAULO RICARDO MOREIRA
O Dia

Nenhum comentário: