10.22.2011

Saudade não mata?

Saudade

Primeiramente a definição de Saudade - é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".



Saudade só não mata, porque tem o prazer de torturar

Recentemente, uma pesquisa entre tradutores britânicos apontou a palavra "saudade" como a sétima palavra de mais difícil tradução.

Podemos sentir saudade de muita coisa, tipo:

• de alguém falecido.

• de alguém que amamos e está longe ou ausente.

• de um amigo querido.

• de alguém ou algo que não vemos há imenso tempo.

• de alguém que não conversamos há muito tempo.

• de sítios (lugares).

• de comida.

• de situações.

• de um amor

A saudade pode gerar sentimento de angústia, nostalgia e tristeza, e quando "matamos a saudade" geralmente sentimos alegria



Saudade já é, por si só, uma palavra cruel. Imagina sentir saudade. Vivenciar e consumir (e ser consumido) diariamente este sentimento, se é que se pode chamar de sentimento... Uma sensação como essa é, no mínimo, maldade com o coração. Seja ela saudade boa, saudade má...
Dizem que saudade pode ser boa, gostosa, aquela saudade que aumenta o querer, mas Saudade, é saudade. E nada muda isso. Saudade dói, doce ou amarga, quente ou fria.



A palavra saudade não existe em muitos idiomas... saudade é a falta, é a dor que dá no peito, é a tristeza e a ausência da alegria. Saudade é aquilo que falta, é o nada. Saudade é a cruel vontade de rever, de sentir; saudade é o extremo dever de rever, sentir e saber! Saudade é aquilo que sinto do passado, aquilo que foi bom e que não volta mais, saudade daquilo que nem me lembro mais! Saudade de alguém, dos carinhos e abraços, das conversas e dos risos, até mesmo das broncas. Saudade da presença e da ausência!


Vamos de poesia?


Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida." (Clarice Lispector)

"A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar." (Rubem Alves)

"...Saudade é amar um passado que ainda não passou,
É recusar um presente que nos machuca,
É não ver o futuro que nos convida..."

"Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já..." (Pablo Neruda)



"Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue." (Adriana Falcão)

"Saudade é ser, depois de ter." (Guimarães Rosa)


Todos nós sentimos saudade, eu tenho saudade da minha infância, da minha escola, dos amigos do colegial, das brincadeiras de ruas, dos risos e loucuras .... daqueles que não tive a oportunidade de conhecer avós, tios, parentes distantes... amigos mesmo estando ao lado de vocês de nos vermos todos os dias, eu ainda sinto saudade...

Minha saudade é intensa que não dá pra descrever... eu sinto saudade e você ?

Nenhum comentário: