10.22.2011

ÁLCOOL PODE CAUSAR AMNÉSIA EM ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO

Álcool pode causar amnésia em adolescentes do sexo feminino

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos indica que os efeitos do álcool no cérebro feminino são perigosos e podem levar à amnésia.

O prejuízo causado aos jovens pelo consumo de álcool não é nenhuma novidade. Acidentes e comas alcoólicos são alguns exemplos. Amas, uma pesquisa acaba de incluir mais um item a esta lista: a amnésia. De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, com jovens entre 16 e 19 anos, as meninas que ingerem grande quantidade de álcool de uma só vez podem danificar a parte do cérebro que controla a memória e a percepção espacial.
O estudo sugere que o cérebro feminino, principalmente das adolescentes, é mais vulnerável aos danos causados pelo álcool porque se desenvolve mais cedo do que o masculino. Dirigir, jogar esportes com movimentos complexos, além de usar mapas para se guiar podem ser desafios para as mulheres que bebem demais em um curto espaço de tempo.
Foram realizados testes neuropsicológicos e de memória espacial com 95 jovens. Das 40 pessoas, 27 eram do sexo masculino e 13 do sexo feminino que bebiam muito de uma só vez. A ingestão de bebida passava de 1,5 litros de cerveja ou quatro taças de vinho para mulheres ou mais de 2 litros de cerveja ou uma garrafa de vinho para os homens. Os testes foram feitos, também, com 31 rapazes e 24 moças que não bebiam em excesso.
Os jovens que bebiam muito tinham menos atividade em várias áreas do cérebro do que as que não bebiam. De acordo com a autora do estudo, Susan Tapert, da Universidade da Califórnia, as diferenças na atividade cerebral dos jovens podem afetar negativamente outras funções, tais como pensamento lógico e capacidade de raciocínio.
A psicóloga, tutora do Portal Educação, Denise Marcon, faz um alerta sobre o assunto. Segundo ela, é comum observar um aumento no consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes de ambos os sexos. “A pesquisa nos traz um dado importante: o quanto o álcool pode causar prejuízos para as meninas, causando até mesmo danos cerebrais. É preciso que os pais fiquem atentos ao comportamento de seus filhos e façam as orientações adequadas para evitar maiores complicações”,

Nenhum comentário: