10.20.2011

Dieta rica em cálcio previne menopausa em mulheres depois dos 50

Menopausa
Pelo menos dez milhões de brasileiros sofrem de osteoporose, a perda gradual de massa óssea a partir da meia idade e que atinge principalmente as mulheres depois da menopausa. Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose, uma em cada três mulheres acima de 50 anos tem a doença. E de cada três pessoas que sofreram fratura no quadril, uma tem osteoporose. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose, sendo que 200 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência dessas fraturas. Amanhã é o Dia Mundial da Osteoporose e os médicos alertam para os cuidados com prevenção e diagnóstico precoce.
Entre os fatores de risco relacionados à doença estão: idade avançada, baixo peso, etnia caucasiana, histórico de doença na família, deficiência hormonal, dieta pobre em cálcio, uso de determinadas medicações como corticoides, hábito de fumar, abuso de álcool e vida sedentária. Nas mulheres os números da doença são alarmantes: 40% das pacientes com osteoporose sofrem quedas.
- A coluna, o fêmur, as costelas e o pulso são os locais mais atingidos, sendo que as quedas podem acontecer pela sensação de fraqueza nos ossos, uma das principais características da doença, explica o ortopedista Adalto Lima, chefe do setor de ortopedia do Hospital Badim, no Rio. - Mas esse risco pode ser amenizado com a adoção de uma dieta adequada, rica em cálcio e vitamina D, e prática de atividades físicas, hábitos que fortalecem a musculatura, proporcionando uma maior segurança e equilíbrio - ensina o médico, professor de Ortopedia da Fundação Getúlio Vargas e de ortopedia da Faculdade de Medicina da Uerj.
O problema é que os brasileiros não dão muita importância à osteoporose. Estudo feito pela Brazos (The Brazilian Osteoporosis Study) avaliou 2.420 pessoas acima de 40 anos, em 150 municípios das cinco regiões do país: apenas 6% dos entrevistados sabiam que sofriam da doença. Isso significa que a maioria ainda não sabe como se prevenir, desconhece diagnóstico e tratamento da osteoporose.
- A osteoporose é silenciosa. Por isso, principalmente mulheres acima de 40 anos e idosos, devem redobrar a atenção. É importante que a pessoa faça exercícios regulares, mantenha uma dieta rica em cálcio e vitamina D e se exponha ao sol, nos horários recomendados, para evitar a osteoporose - reforça o médico Everaldo Vasconcelos, chefe da ortopedia do Hospital Balbino.
Os médicos explicam que antes de a osteoporose se manifestar geralmente ocorre a osteopenia, o enfraquecimento ósseo; alteração que já aumenta o risco de fraturas. A boa notícia é que nessa fase é mais fácil tratar. O ortopedista Ilídio Pinheiro, do Hospital São Vicente de Paulo, explica que o diagnóstico é feito através de exame clínico e densitometria óssea, que revela o percentual de perda da massa.
- Até 25% de perda óssea sugere osteopenia. Uma perda maior já sinaliza a osteoporose - diz Ilídio.
Nas mulheres a incidência é maior, pois a menopausa caracteriza-se principalmente pela diminuição do estrógeno, um hormônio muito importante no estímulo à formação da massa óssea. Mas a doença também atinge os homens: um em cada oito acima dos 65 anos. Eles começam a perder massa óssea mais tarde e têm ossos e músculos maiores, diz a fisiatra Pérola Plapler, do Hospital do Coração, em São Paulo.
Ela lembra que exercícios são indicados tanto na prevenção quanto no tratamento. Musculação, corrida e caminhada são boas opções. Nos casos em que já existe osteoporose, a pessoa deve ser acompanhada por médico e profissional de educação física.
E quanto mais variada a dieta melhor. A nutricionista Camila Ragne Torreglosa, do Hospital do Coração, recomenda consumir alimentos ricos em cálcio, como, por exemplo, leite, iogurte, queijo, sardinha e brócolis. O cálcio é responsável pela formação e manutenção da massa óssea. Além desses, não podem faltar alimentos ricos em vitamina D, como, ovo, salmão, atum e bacalhau, pois esse nutriente é essencial para a absorção do cálcio ingerido.
- Também o consumo de nutrientes com vitamina K, encontrado em brócolis, lentilha, repolho e couve-manteiga; e o mineral magnésio, presente em acelga, espinafre, quiabo, beterraba e amêndoa são importantes para saúde óssea. A vitamina K participa da formação óssea e o magnésio ajuda na absorção do cálcio da nossa alimentação -

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/

Nenhum comentário: