1.17.2014

AÇAFRÃO

Estigma de Açafrão



Característica: Estigma da flor do Croco é originário do mediterrâneo. É a especiaria mais cara do mundo, pois são necessárias ¼ de milhão de flores para se extrair 500 gramas de estigma. Sua coloração amarela alaranjado tem sabor picante e quente e de aroma forte e sabor levemente amargo, porém muito agradável. 
Indicações Fitoterápicas: O açafrão ou cúrcuma é um fitoterápico utilizado tradicionalmente na medicina chinesa e na ayuvérdica para melhorar as disfunções hepáticas e tratar icterícia. Afina o sangue, diminuindo os riscos de derrame e ataques cardíacos, reduz o nível de colesterol, controla resfriados e alivia as hemorróidas. Também é indicado para psoríase. 
Propriedades:
Antiinflamatório  Alivia dores estomacais  Estimula a secreção da bile  Antibacteriano  Uso na fitoterapia: Emplastro: faça uma pasta com água e açafrão em pó e aplique sobre a pele 3x ao dia.  Tintura: para eczema, tome 40 gotas em 100ml de água 3x ao dia.  Gastrite: 1 colher de sopa de açafrão em pó diluída em água 3x ao dia.  Cuidados: evite superexposição ao sol, pode causar erupções na pele quando utilizada como medicamento.
Uso na culinária: Utilize para dar coloração aos alimentos como: pratos com ovos, pickles, molhos cremosos, maioneses, massas, aves, peixes, arroz, arroz com polvo, risotos, pães, bolos e biscoitos. Indispensável no preparo da paella, Zarsuela e a Bouillabaisse.
Fonte Regina Pavan

Nenhum comentário: