1.17.2014

Solidariedade médica

Médicos particulares do Rio vão doar consultas


Programa é voltado a cariocas de baixa renda e inclui exames de sangue e vista


Beatriz Salomão
Rio - A solidariedade de médicos da rede privada do Rio vai beneficiar os cariocas. Cerca de 70 profissionais de diversas especialidades aderiram ao projeto ‘Horas da Vida’ e vão doar consultas a pessoas de baixa renda. A previsão é que os atendimentos, gratuitos, comecem em fevereiro.
Além das consultas, que acontecem nos consultórios dos especialistas, o programa oferecerá exames de vista, de sangue e de imagem. A indicação dos beneficiados será feita por meio das entidades Saúde Criança e AfroReggae.

“Não atendemos a casos de emergência. São consultas eletivas, em que consideramos o tempo em que a pessoa está com os sintomas e a gravidade do caso”, explica João Paulo Nogueira, criador do ‘Horas da Vida’ e dono da empresa Consulta Click, acrescentando que o agendamento é online. Entre as especialidades incluídas no programa, estão ginecologia, clínica médica, pediatria e cardiologia. Em abril, haverá mutirão de oftalmologia, com entrega gratuita de óculos.
O ‘Horas da Vida’ nasceu em São Paulo, em dezembro de 2012. No estado, já existem 250 profissionais, de 25 especialidades, cadastrados. Além de consultas, o profissional pode doar o tempo para palestras ou debates de casos clínicos. De acordo com João Paulo, o programa começa na cidade do Rio, mas pode abranger outros municípios do estado no futuro: “Basta haver médicos interessados e uma instituição reconhecida para fazer a seleção dos beneficiados.” Profissionais interessados em ajudar ainda podem aderir. Informações: www.horasdavida.org.br .
Os ‘Dentistas do bem’
No Estado do Rio, outro projeto possui atendimento gratuito. O ‘Dentistas do Bem’ oferece tratamento odontológico a jovens carentes com idades entre 11 e 18 anos. O programa beneficia 42 mil pessoas no Brasil, além de outros países da América Latina e Portugal.
Os pacientes são escolhidos por equipes que vão a creches, escolas, e ONGs. Os voluntários cuidam dos pacientes em seus consultórios e fazem desde tratamento de canal até cirurgias complexas. “Cuidamos deles até fazerem 18 anos”, disse a voluntária no Rio, Helen Mary. Para solicitar o serviço, acesse http://goo.gl/H7vMVo .

Nenhum comentário: