1.17.2014

Tomando um chá com a Fran Machado

Chás: opções saudáveis para emagrecer

Chegamos ao período do ano que menos favorece a dieta. É muito fácil trocar os alimentos mais leves pelos hiper-megacalóricos. E quando chega o verão, bate aquele arrependimento... Mas há uma saída saudável para mudar essa história: chás!
Escolhi algumas receitas de um site que eu adoro, o Receita Natural e também da revista Boa Forma, com uma tabela de ervas que permite que você faça seu próprio blend!!!

É bom lembrar que nenhum chá substitui hábitos saudáveis como uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares. As receitas indicadas aqui são informativas e também não substituem a consulta com um especialista.

Como funciona?
Não seria ótimo poder comer à vontade e depois tomar um chazinho para queimar todos os excessos??? Pois é, mas infelizmente não é assim que funciona!
Especialistas confirmam que algumas ervas em infusão podem sim contribuir para o emagrecimento, mas não adianta tomar litros de chá ao longo do dia e não seguir uma dieta equilibrada.
Algumas ervas dão uma mãozinha na perda de peso. Na maior parte das vezes, os chás podem trazer sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome durante o dia. Além disso, algumas ervas melhoram o funcionamento do intestino, facilitando a digestão dos alimentos. Há também aqueles chás que ajudam na queima das gorduras ingeridas ou têm efeito diurético.
Os chás de gosto amargo são os melhores amigos do emagrecimento. Entre eles estão os chás de alcachofra, cipó-cabeludo, losma, cáscara sagrada e porangaba. No entanto, essas substâncias devem ser consumidas com moderação. Muitos litros de chá durante o dia podem causar diarreia, desidratação e irritação nas paredes do intestino e estômago.
O segredo para emagrecer com a ajuda dos chás é beber de três a quatro xícaras de uma infusão preparada com ervas termogênicas (aquelas que aceleram o metabolismo, favorecendo a queima de gordura), desintoxicantes (que eliminam as toxinas, deixando o organismo menos resistente ao emagrecimento) ou diuréticas (que evitam a retenção de líquido, contribuindo para uma barriga lisinha). Pode-se ainda, fazer uma combinação com os 3 tipos de ervas, como veremos adiante. Desse modo, você combate o excesso de peso de várias maneiras e potencializa o resultado de uma dieta já balanceada.

Os tradicionais 

CHÁ VERDE (Camellia sinensis)
Segundo estudos, um deles publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o chá foi eficaz na redução de gordura em escala de 4% a mais em um grupo de voluntários que, além de seguir um cardápio de baixa caloria bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica, o que faz com que o chá acelere o metabolismo, desintoxique e facilite a digestão segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori.
Preparo: Aqueça a água e um pouco antes da fervura, apague o fogo para acrescentar a erva (1 colher de sopa para 500 ml de água). Deixe abafado por 3 minutos e coe.
O chá verde é um pouco amargo, se quiser melhorar seu sabor, combine-o com outras ervas como a erva cidreira, hortelã, erva doce ou mesmo cascas de frutos como abacaxi e maçã.
Armazenamento: Em forma de erva, preserve o chá em um local fresco, arejado, ao abrigo da luz e odores. No caso do chá pronto, o ideal é que se beba logo após o feitio. Mas se isso não for possível, armazene-o em garrafas térmicas ou em jarras de vidro na geladeira para preservar as propriedades. Não ultrapasse o período de 24 horas.
Posologia: Quem quer emagrecer deve beber bastante do chá. Seis xícaras em média por dia. Sem açúcar.
Precauções: Não há registros preocupantes de efeitos colaterais exceto para pessoas hipersensíves à cafeína. Pelo mesmo motivo, se sofre de insônia, deve evitá-lo à noite.
Gestantes, hipertensos e pessoas com problemas gástricos também devem evitá-lo. Em caso de combinação com medicamentos, o médico deve ser consultado.
Natural ou sache: Dê preferência ao chá da erva natural. O chá de saquinho, no geral contém várias partes da planta o que reduz sua eficácia. Existem alguns produtos no mercado, que manipulam o chá verde corretamente oferecendo as partes corretas da planta, além de uma forma correta de armazenamento. Preste atenção ainda no nome científico do Chá verde, Camellia sinensis, no momento da compra.
Cápsulas de Chá Verde Apesar de práticas, as cápsulas são doses concentradas da erva. Isso pode aumentar a eficácia mas pode, ao mesmo tempo, causar-lhe problemas. Especialmente em casos de cápsulas, um especialista deve ser consultado e acompanhar o tratamento.

CHÁ DE CANELA COM GENGIBRE
Tanto a canela quanto o gengibre aceleram o funcionamento do metabolismo, pois são alimentos termogênicos, ou seja, que elevam a temperatura do corpo. Sendo assim, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corpo e, consequentemente, consome mais calorias. Por essa razão, o chá de gengibre com canela ajuda a queimar gorduras e reduzir medidas. Além disso, a combinação dos dois ingredientes aumenta a disposição, deixando a pessoa mais animada e ativa. A dica é preparar o chá pela manhã e consumi-lo ao longo do dia. No entanto, não é bom tomar o chá no período da noite, para não perder o sono.
Preparo: Leve ao fogo 1 litro de água, 3 paus de canela e 5 rodelas de gengibre. Deixe ferver por 5 a 10 minutos. Desligue o fogo e coe.
Armazenamento: Conserve em geladeira.
Posologia: Beba 1 xícara do chá entre as principais refeições. A bebida não deve ser adoçada e pode ser consumida fria ou morna.
Precauções: O chá não é indicado para mulheres gestantes. O consumo excessivo do gengibre pode agredir as paredes do estômago. Evite tomar o chá à noite.

CHÁ DE MAÇÃ COM CANELA

O chá de maçã auxilia no processo de digestão, reduz os inchaços, dificulta a absorção de gorduras pelo organismo e, por ser rico em fibras, ainda melhora o funcionamento do intestino. A maçã também possui substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o surgimento de diversas doenças. O chá de canela, por seu turno, estimula a produção de insulina e também dificulta a absorção de gorduras. A bebida também acelera o metabolismo e ajuda a combater doenças infecciosas. Por isso, a combinação da maçã com a canela é ótima para quem quer perder peso, além de ajudar no controle do diabetes e do colesterol alto.
Preparo: Leve ao fogo 500 ml de água, 2 paus de canela e cascas de 4 maçãs vermelhas. Deixe ferver por 5 a 10 minutos, desligue e coe.
Posologia: Beba 1 xícara do chá entre as principais refeições. Pode ser ingerida quente ou fria, preferencialmente sem ser adoçada.
Precauções: Não deve ser consumido por gestantes, uma vez que o chá de canela pode causar hemorragias e abortos.

CHÁ DE AMORA
O segredo do chá de amora está em sua composição. A erva contém vitamina C, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e controlar o diabetes. A amora também possui várias substâncias antioxidantes, que reforçam o sistema imunológico e evitam o envelhecimento precoce das células. Ela também atua como desintoxicante, acabando com o inchaço decorrente da retenção de líquidos. O chá ainda melhora o funcionamento do intestino, além de deixar a pele e os cabelos mais bonitos. Assim, você pode emagrecer sem perder a saúde. O grande diferencial deste chá é que ele possui um sabor bastante agradável, diferentemente do chá verde, por exemplo, que costuma ser bastante amargo.
A erva pode ser comprada em farmácias especializadas e lojas de produtos naturais. Lembre-se de observar a procedência da erva, para não causar danos à sua saúde.
Preparo: Leve 1 litro de água ao fogo mas não a deixe ferver, pois o excesso de calor reduz as propriedades da erva. Despeje a água quente sobre 1 colher (sopa)de folhas secas de amora e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Passado esse tempo, coe o chá e guarde em uma jarra com tampa.
Posologia: Recomenda-se o consumo de 4 xícaras do chá ao longo do dia, preferencialmente entre as refeições. A bebida pode ser tomada morna ou gelada, conforme a sua preferência. Não adoce o chá, pois ele já é saboroso ao natural.

CHÁ MATE (Ilex paraguariensis)

Entre os benefícios da erva mate estão a redução dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, além da redução de peso. Um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina testou a bebida em 250 voluntários que sofriam com diabetes e colesterol alto. Tomando o chá mate diariamente, eles conseguiram reduzir esses problemas. O ideal é consumir a bebida juntamente com uma dieta equilibrada, para potencializar os resultados.
Preparo: Leve ao fogo 1 litro de água. Antes que a água comece a ferver, desligue o fogo. Depois despeje sobre 2 colheres (sopa) da erva tostada e deixe descansar por alguns minutos.
Posologia: A recomendação dos especialistas é tomar 3 xícaras do chá ao longo do dia, cerca de 10 minutos antes ou depois das refeições principais. O ideal é não adoçar a bebida, mesmo com o sabor amargo.

CHÁ DE HAMAMÉLIS (Hamamelis virginiana) - para reduzir o inchaço
Para potencializar os efeitos de uma dieta saudável, o chá de hamamélis pode ser um grande aliado, já que combate a retenção de líquidos e ajuda a acelerar o metabolismo.
Preparo: Leve ao fogo 1 xícara (chá) de água com 2 colheres (sopa) de folhas secas de hamamélis e, ao levantar fervura, aguarde por cerca de dois minutos mais e só então apague o fogo. Espere até que fique morno e coe o chá.
Posologia: Beba 1 xícara de chá por dia, sem adoçar.
Precauções: O consumo em excesso pode causar irritação gástrica. Lactentes devem evitar o chá.

CHÁ DE 3 ERVAS – FAÇA SEU BLEND!
Atenção: a medida indicada nestas receitas é a chamada “medida segura”, portanto, não caia na tentação de misturar um mundo de ervas esperando um resultado melhor ou  mais rápido. O correto é não misturar mais de 3 ervas por infusão.  "O uso de muitas plantas faz com que elas entrem em competição, diminuindo o efeito uma da outra. E o objetivo é justamente o contrário: permitir que elas trabalhem em sinergia, aumentando o efeito emagrecedor do chá", explica a fitoterapeuta e nutricionista Vanderli Marchiori, da VM Nutrição e Fitoterapia, em São Paulo.
Outro procedimento importante: "Procurar sempre adquirir as ervas em lojas especializadas, que garantam o manuseio e armazenamento corretos das plantas." Mas você pode combiná-las a seu gosto - para isso, consulte o quadro As ervas que vão secar os excessos e escolha uma de cada grupo
Só mais uma observação para o sucesso da dieta: mantenha o mesmo mix de ervas por três dias. "As plantas precisam desse tempo para que possam agir de maneira eficiente no organismo e, então, acelerar o emagrecimento", orienta Vanderli. Depois, mude a combinação para criar um novo estímulo e evitar qualquer risco de toxicidade. "Embora não tenham contraindicações, não se deve usar nenhuma erva por um período muito prolongado." Nem por isso vão faltar opções para você variar o chá.

AS ERVAS QUE VÃO SECAR OS EXCESSOS
Escolha uma erva de cada grupo e prepare seu chá emagrecedor. Lembre-se: se a mesma mistura por três dias. Depois disso, faça uma nova combinação. 

Termogênicas: efeito queima-gordura 
Hibisco
Elas fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido, aumentando a queima de calorias e, consequentemente, de gordura. Algumas também têm ação lipolítica (quebram a molécula de gordura já acumulada no organismo), além de reduzir os níveis de colesterol. 
• Boldo (Pneumus boldus), carqueja (Baccharis trimera), chás verde, branco e vermelho (Camellia sinensis), casca de laranja amarga (Citrus aurantium), fucus (Fucus vesiculosus), guaçatonga (Caesaria sylvestris), hibisco (Hibiscus sabdariffa) e salsaparrilha (Smilax spp).
Desintoxicantes: ação limpeza 
Capturam e eliminam pela urina a gordura e as toxinas que sobram do processo metabólico - circulando em excesso no organismo, essas substâncias atrapalham o bom funcionamento do sistema linfático e emperram a perda de peso. As ervas desse grupo também reduzem a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa. 

Dente de leão
• Alecrim (Rosmarinus officinalis), bardana (Arctium lappa), camomila (Matricaria recotita), capim -cidreira (Cymbopogum citrato), cardo-santo ou cardo-mariano (Carduus sanctus), centelha (Centella asiatica), coentro (Coriander spp), dente-de-leão (Taraxicum officinalis), erva-doce (Pinpinella anisum), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), hortelã (Mentha piperita) e sálvia (Salvia officinalis). 

Diuréticas: fim da retenção hídrica 
Favorecem o trabalho dos rins na filtragem da linfa (líquido que carrega as impurezas para fora do organismo). Isso facilita a eliminação das toxinas pela urina, combatendo o inchaço e ajudando o organismo a responder melhor à dieta. 
Quebra-pedra

• Alfafa (Medicago sativa), borragem (Borago officinalis), cabelo de milho (Zea mays), cavalinha (Equisetum arvense), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e sete sangrias (Cuphea balsamona).

Dicas de combinação 
Se tiver dúvida na escolha das ervas, siga as sugestões da nutricionista e fitoterapeuta Lucyanna Kalluf, do Instituto de Prevenção Personalizada, em São Paulo 
1. Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino. E tudo isso faz você perder peso.
2. Dente-de-leão + centelha + alfafa: com alto poder diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a varrer para fora do organismo as toxinas que, em excesso, fazem você acumular peso. 
3. Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogênico, acelera a queima de gordura. Também auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder melhor à dieta. 
4. Carqueja + centelha + cavalinha: tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha. 
5. Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura. Com isso, evita que essas substâncias colaborem para o aumento da cintura. 

Ferva e abafe
Preparar o chá da maneira correta é essencial para deixar a bebida mais gostosa e eficiente contra as gordurinhas. Siga o passo a passo:
• Coloque as ervas (1 colher de sopa de cada uma, com exceção do chá verde que deve ser usado em menor quantidade: apenas 1 colher de sobremesa) em um recipiente de vidro ou porcelana. Metais como inox ou alumínio interferem negativamente nas propriedades do chá. Em uma panela à parte, leve 1 litro de água ao fogo e, assim que começar a ferver, jogue sobre as ervas. Abafe com uma tampa ou um pires por 10 minutos. Coe e beba frio ou quente, no intervalo das refeições. 
• Faça apenas a quantidade de chá que você vai consumir no dia. De um dia para o outro, a bebida perde as propriedades fitoquímicas e deixa de promover os efeitos esperados.
E não se esqueça do chá – beba de 3 a 4 xícaras por dia (de 750 ml a 1 litro, no máximo) entre as refeições.
SITES CONSULTADOS

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu não gosto de chá