2.04.2014

Golpistas forjavam casamento para receber benefícios do INSS e DPVAT

Eles criavam funcionários e empresas fantasmas em esquema fraudulento.



Foram presos em Teresina Luiz Uirajá Gaspar Pontes, sua esposa Maria de Nazaré da Mota Silva e a irmã dela, Francinele da Mota Silva. Os três são envolvidos em um esquema fraudulento de desvio de pensões na Fundo da Previdência Social e do Seguro DPVAT e atuavam há cerca de dois anos em Parnaíba. Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz da comarca de Buriti dos Lopes.
Segundo informações da Polícia Federal, Luiz criava empresas e funcionários fantasmas, falsificava documentos como certidões de nascimento, identidade e casava essas pessoas com membros de sua família. Em seguida, ele apresentava junto à Previdência, uma falsa certidão de óbito e entrava com um pedido de recebimento de pensão por morte para seu próprio parente.
A PF diz que as pessoas da família de Luiz que estão envolvidas no esquema fraudulento também irão responder pelo crime de estelionato. No momento, agentes da PF realizam diligências em Teresina fazendo  a apreensão de documentos e registros que forneçam mais detalhes da ação da quadrilha.
Grupo agia há dois anos
Luz Uirajá, Maria de Nazaré e Francinele da Mota eram procurados em Parnaíba acusados de estarem recebendo benefícios do INSS e do Seguro DPVAT ilegalmente. Os três vieram para Teresina onde continuaram aplicando golpes e foram detidos na manhã de hoje numa residência do bairro Piçarreira, zona Leste, onde a polícia encontrou grande quantidade de documentação falsa usada pelo grupo.
A PF ainda não quantificou o valor exato em dinheiro recebido em forma de benefício pela quadrilha nem pode informar ainda quantas pessoas ao todo estariam envolvidas no esquema.
Atualizado às 11h40min
A Superintendência da Polícia Federal de Parnaíba deflagrou na manhã de hoje (04) uma operação para prender três pessoas acusadas de praticar fraudes no INSS e na cobrança do seguro DPVAT no município. As prisões foram efetuadas em Teresina.
De acordo com a PF, essas pessoas já estavam foragidas da justiça desde que as primeiras denúncias de desvios nos valores cobrados do seguro foram feitas. “Nós começamos a investigar há um bom tempo e esses três indivíduos foram apontados como participantes do esquema de fraude”, diz.
As prisões aconteceram no bairro Piçarreira, zona Leste de Teresina, nas primeiras horas da manhã de hoje e os acusados foram levados para a Superintendência da PF na capital. Na residência onde eles estavam, foi apreendida grande quantidade de documentos que comprovam desvios e a ligação direta dos acusados no esquema fraudulento. 

Nenhum comentário: