2.02.2014

Ônibus queimados em São Paulo chegam a 35 em 2014

Último ataque ocorreu na Av. Senador Vitorino Freire, em Cidade Ademar.
Balanço foi atualizado pela SPTrans na manhã deste domingo (2).

Do G1, em São Paulo
Um ônibus foi incendiado na madrugada deste domingo (2) na Avenida Senador Vitorino Freire, em Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, de acordo com a Polícia Militar. Não há informação sobre feridos e não havia presos pelo incêndio até as 8h.
A Polícia Militar diz que o ataque ao coletivo aconteceu pouco depois da meia-noite, na altura do número 100 da avenida. Quatro homens pararam o ônibus, pediram para o motorista,o cobrador e os passageiros descerem e atearam fogo. Depois do vandalismo, eles fugiram, segundo a PM.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local para controlar as chamas do veículo. A ocorrência será registrada no 98° Distrito Policial (Jardim Miriam).
Esse é o segundo ataque a ônibus na região em aproximadamente 24 horas. Na madrugada de sábado, um coletivo também foi incendiado na Avenida Ângelo Cristianini, na altura do número 1.379 da avenida. Os vândalos pararam o ônibus e atearam fogo. Os bombeiros foram chamados, mas o veículo foi totalmente destruído.
ônibus queimado sp (Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/Estadão Conteúdo)Ônibus queimado em São Paulo (Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/Estadão Conteúdo)
Com os dois últimos ataques, chega a 35 o número de ônibus municipais queimados na capital desde o dia 1° de janeiro – mais de um por dia –, segundo a empresa São Paulo Transportes (SPTrans). Além deles, outros 66 coletivos foram depredados em diferentes distritos da cidade e da Região Metropolitana – só na Grande São Paulo, 26 coletivos intermunicipais foram atacados e destruídos em janeiro, segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).
O número de ônibus queimados e depredados este ano já superou todo o primeiro semestre do ano passado, quando foram registrados 21 veículos desse tipo queimados na capital paulista.
Medidas urgentes
O Ministério Público de São Paulo quer que as autoridades adotem medidas urgentes para restabelecer a circulação de ônibus nos locais onde foram registrados ataques. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que vai reforçar o policiamento, nos bairros onde os veículos foram atacados, com dois batalhões de choque: a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e uma tropa que faz o policiamento em jogos de futebol.

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, garantiu que, com o reforço policial, os coletivos conseguirão circular. "O comandante geral da PM já está tomando as providências para que não haja problemas. Os ônibus vão chegar até os seus destinos."
O promotor Saad Mazloum, autor de um inquérito civil que investiga a qualidade do sistema de transporte público, vai intimar representantes das empresas de ônibus, a SPTrans e os comandantes de área da PM das regiões onde houve os ataques.


Nenhum comentário: