2.04.2014

PROBLEMAS NA COLUNA SÃO MAIS COMUNS EM ALGUMAS PROFISSÕES

Problemas na coluna são mais comuns em algumas profissões
Veja quais são as profissões que mais propiciam a dor na coluna.

Quem nunca sentiu aquela dor incomoda nas costas depois de um longo dia de trabalho? Dependendo da posição que você fica, ela chega a atrapalhar a execução das tarefas. Mas, você sabia que algumas profissões tendem a piorar este mal?
“A má postura pode causar dor, que é um sinal de que algo está errado. Quanto antes o problema for tratado, melhor, pois é possível evitar que evolua para lesões mais graves”, avisa o Dr. Giuliano Martins, fisioterapeuta e diretor regional da Associação Brasileira de reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba.
Alguns sintomas da postura errada são formigamentos e dores agudas, que podem afetar outros membros, como ombros e joelhos. Segundo o fisioterapeuta, ficar muito tempo sentado ou com o tronco arqueado, como fazem os médicos ao examinar pacientes ou em cirurgias, pode causar essas dores e também lesões. 
Telefonistas, dentistas, manicures e cirurgiões são profissionais que ficam com a coluna vertebral em uma mesma posição por um longo tempo. “Esses profissionais chegam a desenvolver escolioses (desvios ou encurvamentos da coluna vertebral), hérnias e deslocamentos de discos”, alerta. 
Para quem trabalha com digitação, como jornalistas e programadores, os problemas podem ser maiores. “Esses profissionais poderão sofrer com dores lombares e cervicais e ainda ter tendinite (inflamação que causa dores ao movimentar a mão), epicondilite (inflamação nos tendões do cotovelo) e síndrome do túnel do carpo (uma compressão do nervo mediano do canal do carpo, que fica entre a mão e o antebraço)”, acrescenta. 

Como prevenção, o Dr. Giuliano Martins indica manter uma boa postura pelo maior tempo possível. “O corpo precisa estar fortalecido, por isso é importante fazer alongamentos durante o período de trabalho e praticar uma atividade física de quatro a cinco vezes por semana. Dessa forma, a pessoa fortalece os membros e diminui os riscos de lesões”, recomenda. 
“Ao sentir dor, é essencial procurar um profissional da saúde e não usar medicamentos sem orientação, pois estes podem mascarar a dor e não resolver o problema”, alerta. 

Dicas para uma boa postura
- a cadeira deve ter rodinhas, regulagem de altura e encosto e apoio para os cotovelos. 
- o monitor deve ficar na altura da cabeça, um pouco abaixo da linha dos olhos. A cabeça não pode se curvar para cima, pois esse movimento provoca tensão e dores na região do pescoço. Para quem utiliza lentes progressivas, o monitor deve ficar um pouco mais abaixo para evitar que a cabeça se curve. 
- os calcanhares devem ficar apoiados no chão ou em uma rampa. 
- os joelhos devem ficar em um ângulo de 90 graus ou suavemente mais altos que o quadril, pois se estiverem muito dobrados, podem prejudicar a circulação normal das pernas. 
- os cotovelos devem ficar apoiados na mesa ou nos braços reguláveis da cadeira. 
- o encosto da cadeira precisa ficar sempre em contato com a região lombar. 
- os punhos devem estar apoiados em uma peça confortável.


Nenhum comentário: