2.03.2014

Rio tem recorde de calor nesta segunda-feira (03 - fev.)


  • Chuva, só na segunda quinzena de fevereiro

O Globo Rio tem a maior temperatura do ano, 40,6 ºC (Ariel Subirá / Futura Press / Estadão Conteúdo)



Banhista mostra que sabe jogar, na Praia de Ipanema Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo


 


Banhista mostra que sabe jogar, na Praia de Ipanema Pedro Kirilos / Agência O Globo
RIO - A forte massa de ar quente que está sobre a Região Sudeste fez com que o Rio registrasse nesta segunda-feira o recorde de temperatura em 2014. De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima foi de 40,6 graus na estação de Santa Cruz, na Zona Oeste. O registro anterior havia sido no dia 3 de janeiro, com 40,3 graus na Vila Militar, também na Zona Oeste. A última vez em que foi registrada temperatura tão alta na capital fluminense foi no dia 8 de janeiro de 2013, com 40,9 graus.
De acordo com o Instituto Clima tempo, a temperatura deverá continuar alta até a segunda metade de fevereiro. De acordo com o meteorologista César Soares, a massa de ar seco deverá impedir a formação de chuvas nas próximas duas semanas, mas ele não descarta a possibilidade de chuvas localizadas.
— Não devemos ter chuva generalizada no Rio, mas pancadas localizadas de chuva não estão descartadas, especialmente na Região Serrana e no interior do estado.
O meteorologista informa ainda que a sensação térmica deverá permanecer muito próxima da temperatura real. Ele explica que o tempo seco impede que se crie o “efeito sauna” que acontece quando se combina alta umidade com calor intenso.
— A tendência ainda é de grande calor, mas não devemos ter novos recordes. Teremos pouca chuva por conta dessa massa de ar quente e seco, que ainda deve permanecer.

Nenhum comentário: