2.03.2014

Ações de Petrobras e Sabesp puxam recuo de 3,13% da Bovespa

Ibovespa foi a 46.147 pontos, nível mais baixo desde julho de 2013.
Nenhuma das 72 ações do índice conseguiu encerrar o dia no azul.

Do G1, em São Paulo
80 comentários
A Bovespa acentuou as perdas nesta segunda-feira (3) afetada pela forte baixa das ações da Petrobras, seguindo o recuo das bolsas dos Estados Unidos e com investidores preocupados com números negativos sobre o desempenho da economia chinesa.
O Ibovespa encerrou a primeira sessão de fevereiro com queda de 3,13%, a 46.147 pontos, recuando para o nível mais baixo desde 12 de julho do ano passado. Veja cotação
No acumulado do ano, a bolsa brasileira já perdeu 10,4%.
Nenhuma das 72 ações do índice conseguiu encerrar o dia no azul. O giro financeiro do pregão foi de R$ 6,8 bilhões.
As ações preferenciais da Petrobras recuaram 5,78% - maior queda em dois meses -, enquanto a preferencial da mineradora Vale perdeu 3%
As ações da Gafisa lideravam as baixas, com desvalorização de mais de 7%
As ações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) caíam cerca de 4%, após a companhia anunciar que dará descontos de 30% na conta de água para consumidores que reduzirem o gasto mensal em pelo menos 20%. O desconto vale apenas para os consumidores abastecidos pelo sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 8 milhões de moradores da região metropolitana de São Paulo. O objetivo é incentivar a queda no consumo por causa da falta de chuva, que reduziu o nível das represas deste sistema.
A Bolsa de Valores de São Paulo encerrou o primeiro mês do ano registrando o pior desempenho para janeiro desde 1995. No acumulado do mês de janeiro, o índice recuou 7,51%.
"O dinheiro de estrangeiros está saindo da bolsa. Nessa hora de mercados emergentes pressionados, papéis com maior liquidez como Petrobras e Vale acabam sentindo mais, pois é a forma de sair mais rápido (da bolsa)", disse à Reuters o sócio da Órama Investimentos Álvaro Bandeira.
Em 2014, o saldo de investidores estrangeiros na Bovespa era negativo em R$ 914,4 milhões até 30 de janeiro, segundo dados da BM&FBovespa.
Dados oficiais da China mostrando desaceleração do crescimento da indústria e do setor de serviços em janeiro já deram tom negativo à bolsa no início da sessão, reavivando preocupações com o importante parceiro comercial brasileiro.
Mais tarde, a Bovespa intensificou perdas, acompanhando as bolsas norte-americanas. Nos EUA, dados indicaram que a atividade manufatureira do país cresceu em seu menor ritmo em oito meses no mês passado.

Nenhum comentário: