2.06.2014

Memória humana é capaz de ‘reescrever’ o passado com experiências atuais

Cientistas descobrem que nossas lembranças não são como videos, que armazenam perfeitamente as informações

O GLOBO

Estudo avaliou as atividades cerebrais de 17 pessoas
Foto: John Lund/ Latinstock
Estudo avaliou as atividades cerebrais de 17 pessoas John Lund/ Latinstock
CHICAGO (EUA) - Nossa memória viaja no tempo e arranca fragmentos do presente para inseri-los no passado. Essa foi a constatação de um novo estudo elaborado pela “Northwestern Medicine Feinberg School of Medicine”, de Chicago, nos Estados Unidos. O trabalho constatou que, em termos de precisão, ela está longe de se assemelhar às câmeras de video, que armazenam perfeitamente as informações. Assim, nossa memória reescreve o passado com as informações atuais, atualizando suas lembranças com novas experiências.
O estudo é o primeiro a mostrar especificamente como a memória humana relaciona tão fortemente o presente ao passado. Ele indica o ponto exato no tempo em que uma informação, de forma incorreta, é implantada em uma memória existente.
Segundo a autora do estudo, a pós-doutora em ciências sociais médicas Donna Jo Bridge, para nos ajudar a sobreviver, a memória se adapta a um ambiente em constante mudança e nos ajuda a lidar com o que é importante agora.
- Nossa memória não é como uma câmera de vídeo. Ela reformula e edita eventos para criar uma história adequada à realidade atual - ressalta Bridge à BBC News. Essa “edição” acontece no hipocampo.
Para a realização do experimento, 17 pessoas estudaram 168 objetos dispostos em uma tela de computador, com variadas imagens de fundo. Os cientistas observaram a atividade cerebral dos participantes, assim como o movimento dos olhos.
As imagens traziam cenas como o fundo do oceano ou a vista aérea de terras agrícolas. Em seguida, os pesquisadores pediram aos participantes para que eles colocassem o objeto no local original, mas em uma nova tela de fundo. O que se verificou foi que os objetos sempre eram colocados em um local incorreto.
- Eles sempre escolhiam o local que já haviam selecionado na etapa anterior. Isso mostra que sua memória original do local foi alterada para remeter a localização que lembravam na nova tela de fundo - disse a cientista.
Os participantes também fizeram testes de ressonância magnética para que fossem observadas as atividades cerebrais. O movimento dos olhos também foi estudado.
- Todo mundo gosta de pensar em memória como alguma coisa que nos permite lembrar vividamente nossa infância ou o que fizemos na semana passada. Porém, a noção de uma memória perfeita é um mito - disse à BBC News Joel Voss, autor sênior da pesquisa e professor assistente de ciências sociais .
Bridge acrescenta que o estudo pode ter implicações para depoimentos de testemunhas, por exemplo.
- Nossa memória é construída para mudar, não somente relatar fatos. Sendo assim, não somos testemunhas muito confiáveis - observou à BBC.

Nenhum comentário: