2.06.2014

OS ALIMENTOS E AS ESPINHAS

Conheça alguns alimentos que dão espinhas
Veja uma lista que deve ficar bem afastada de você para manter a forma e a pele em dia!

Confira uma lista com os alimentos que são prejudiciais à saúde e que propiciam o surgimento das espinhas.
Frituras
Se sua pele é oleosa, a fritura é um veneno! O óleo quente, em ebulição, altera as propriedades do alimento, transformando-o em uma bomba de glicerídeos e ácidos graxos. Ou seja, as gorduras insaturadas se tornam saturadas (e ruins para o organismo). Abusar das frituras é engordar na certa e ainda ficar com a pele feia e oleosa, com mais tendência à acne. 

Carboidratos
Um estudo australiano ligou os carboidratos refinados à acne. Prefira os integrais! Os carboidratos simples, como arroz branco, pão francês e pão de forma normal, são digeridos rapidamente pelo nosso corpo e caem na corrente sanguínea, sendo absorvidos de forma fácil e esse processo nos deixa com fome em pouco tempo. O ideal é comer mais carboidratos complexos, que têm uma digestão mais lenta e, por isso, nos dão a sensação de saciedade por um período maior. São eles: maçã, pera, banana, lentilhas, grão de bico, arroz e pães integras e cereais como linhaça, aveia, quinoa (sempre nas versões integrais, não em forma de farinha).

Sorvete
Com esse calor é quase impossível resistir a um sorvetinho, não é? Mas, esta delícia contém muita gordura hidrogenada, substância que provoca o surgimento de celulite, acne e estrias na pele. Os de massa ou picolés cremosos com casquinha de chocolate crocante são as sobremesas que valem a pena riscar do cardápio. Isso porque são riquíssimas em açúcar, gorduras trans, corantes e saborizantes artificiais. Nos dias quentes, opte pelo iogurte frozen, bem menos calórico, com menos gordura e bastante saboroso, ou pelos picolés mais simples, à base de suco de frutas, como os de limão, maracujá e abacaxi.

Alimentos congelados
Estes alimentos são ricos em sódio, que, quando consumido em excesso, é extremamente prejudicial à nossa pele e aumenta o risco de de hipertensão, acidente vascular cerebral, pedra nos rins e até câncer de estômago. Como se não bastasse, o sal em excesso libera hormônios que causam a retenção de líquido e inchaço. O ideal é consumir até 2,4g de sódio e só! Uma dica é temperar as saladas e carnes com ervas finas e mostarda em pó, evitar molhos e temperos prontos e não comprar salgadinhos congelados tipo hambúrguer, nuggets e pizzas. Lembre-se: quanto mais caseiro e menos salgado, melhor!

Refrigerantes
Se você sempre toma as versões tradicionais, com açúcar, saiba que em um copo você está ingerindo cerca de 150 calorias, entre 30 e 55mg de cafeína, muitos corantes artificiais e conservantes. Sem contar que os refrigerantes são extremamente ácidos. Agora, se você bebe as versões sem açúcar, também não é nada saudável, pois há muito aspartame em sua composição, substância que em doses exageradas está relacionada a doenças como ataques de ansiedade, compulsão alimentar, hiperatividade, insônia, TPM, etc. Ambas as versões de refrigerante são muito ricas em sódio, que retém líquido e deixa você inchada e com a pele ainda mais suscetível ao surgimento de acne. O ideal é tomar água e, vez ou outra, suco natural, sem adição de açúcar ou adoçante.

Alimentos para diminuir as espinhas

Uma das causas das espinhas é o estresse, outra é a alimentação. Confira quais são os alimentos mais indicados para diminuir as espinhas:
  • Peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, por exemplo;
  • Frutas e legumes de cor amarelada ou laranja, como abóbora, mamão e nectarina, por exemplo;
  • Fruta cítrica por dia como laranja, limão e abacaxi, por exemplo.
Recomenda-se ainda evitar comer chocolate, massas, carnes gordurosas e derivados do leite, dando preferência aos de leite de soja.
Quando a alimentação é muito gordurosa, as glândulas sebáceas produzem mais sebo e os poros tendem a ficar entupidos mais facilmente. Por isso durante o tratamento da acne, além do uso dos produtos cosméticos específicos, beber água e alimentar-se à base de legumes e frutas é importantes, pois eles ajudam também a eliminar as toxinas presentes no organismo, combatendo a acne de dentro para fora.
Evitar alimentos muito doces também ajuda a pele a estar saudável diminuindo as espinhas especialmente no caso das espinhas nos adolescentes.

Nenhum comentário: