11.15.2015

Globo demite Rezende por criticar pauta anti Brasil


247 - Um dia antes de ser demitido da GloboNews, onde estava desde 1997, o jornalista Sidney Rezende, um dos fundadores da rádio CBN, fez críticas graves ao jornalismo praticado no Brasil. Em um texto intitulado “Chega de notícias ruins”, publicado em seu perfil no Facebook e em um blog pessoal Rezende argumentou que notícias positivas estão fora da pauta da mídia e lamentou: “Se pesquisarmos a quantidade de boçalidades escritas por jornalistas e ‘soluções’ que quando adotadas deram errado daria para construir um monumento maior do que as pirâmides do Egito. Nós erramos. E não é pouco. Erramos muito.”
Para Rezende, há uma má vontade generalizada de repórteres que se especializaram em política e economia, cuja obsessão é ver no Governo o demônio, “a materialização do mal, ou o porto da incompetência”. Para ele, essa situação está sufocando a sociedade e engessando o setor produtivo”.
A demissão de Rezende foi anunciada na sexta-feira (13). “Relações profissionais podem ser interrompidas, sem que isso signifique que não possam ser retomadas mais adiante. A Globo só tem elogios à conduta profissional de Sidney, um jornalista completo'', informou a emissora em nota.
O texto que Rezende publicou é do dia 12, e destaca que “uma trupe de jornalistas parece tão certa de que o impedimento da presidente Dilma Rousseff é o único caminho possível para a redenção nacional que se esquece do nosso dever principal, que é noticiar o fato, perseguir a verdade, ser fiel ao ocorrido e refletir sobre o real e não sobre o que pode vir a ser o nosso desejo interior. Essa turma tem suas neuroses loucas e querem nos enlouquecer também”.
Abaixo (ou aqui) a íntegra da queixa de Sidney Rezende:
12/11/2015 09h54
Chega de notícias ruins
Sidney Rezende
Em todos os lugares que compareço para realizar minhas palestras, eu sou questionado: "Por que vocês da imprensa só dão 'notícia ruim'?"
O questionamento por si só, tantas vezes repetido, e em lugares tão diferentes no território nacional, já deveria ser motivo de profunda reflexão por nossa categoria. Não serve a resposta padrão de que "é o que temos para hoje". Não é verdade. Há cinismo no jornalismo, também. Embora achemos que isto só exista na profissão dos outros.
Os médicos se acham deuses. Nós temos certeza!
Há uma má vontade dos colegas que se especializaram em política e economia. A obsessão em ver no Governo o demônio, a materialização do mal, ou o porto da incompetência, está sufocando a sociedade e engessando o setor produtivo.
O "ministro" Delfim Netto, um dos mais bem humorados frasistas do Brasil, disse há poucas semanas que todos estamos tão focados em sermos "líquidos" que acabaremos "morrendo afogados". Ele está certo.
Outro dia, Delfim estava com o braço na tipoia e eu perguntei: "o que houve?". Ele respondeu: "está cada vez mais difícil defender o governo".
Uma trupe de jornalistas parece tão certa de que o impedimento da presidente Dilma Rousseff é o único caminho possível para a redenção nacional que se esquece do nosso dever principal, que é noticiar o fato, perseguir a verdade, ser fiel ao ocorrido e refletir sobre o real e não sobre o que pode vir a ser o nosso desejo interior. Essa turma tem suas neuroses loucas e querem nos enlouquecer também.
O Governo acumula trapalhadas e elas precisam ser noticiadas na dimensão precisa. Da mesma forma que os acertos também devem ser publicados. E não são. Eles são escondidos. Para nós, jornalistas, não nos cabe juízo de valor do que seria o certo no cumprimento do dever.
Se pesquisarmos a quantidade de boçalidades escritas por jornalistas e "soluções" que quando adotadas deram errado daria para construir um monumento maior do que as pirâmides do Egito. Nós erramos. E não é pouco. Erramos muito.
Reconheço a importância dos comentaristas. Tudo bem que escrevam e digam o que pensam. Mas nem por isso devem cultivar a "má vontade" e o "ódio" como princípio do seu trabalho. Tem um grupo grande que, para ser aceito, simplesmente se inscreve na "igrejinha", ganha carteirinha da banda de música e passa a rezar na mesma cartilha. Todos iguaizinhos.
Certa vez, um homem público disse sobre a imprensa: "será que não tem uma noticiazinha de nada que seja boa? Será que ninguém neste país fez nada de bom hoje?". Se depender da imprensa brasileira, está muito difícil achar algo positivo. A má vontade reina na pátria.
É hora de mudar. O povo já percebeu que esta "nossa vibe" é só nossa e das forças que ganham dinheiro e querem mais poder no Brasil. Não temos compromisso com o governo anterior, com este e nem com o próximo. Temos responsabilidade diante da nação.
Nós devemos defender princípios permanentes e não transitórios.
Para não perder viagem: por que a gente não dá também notícias boas?
Add a comment...

Regina Braga ·
Melhor perder o emprego que a dignidade.
Seu ex-patrão, espalham por aí, costumava dizer que "o mais importante não é o que se publica, mas o que não se publica", os penicos puxasacos do patrão vão mais longe, mentem e assassinam reputações.
Like · Reply · 32 · 5 hrs
Carlos da Silva ·
José Serra provoca demissão de dois consagrados jornalistas da TV Cultura
-
A bola queimou para a TV Cultura, com as demissões dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Gabriel Priolli. Explicações complicadas terão que ser dadas pelo candidato à presidência José Serra – acusado de ter pedido a cabeça dos jornalistas – e pelo vice-presidente de conteúdo da emissora, Fernando Vieira de Mello, recém-chegado por lá, após ter sido afastado da Band.

Como já é amplamente sabido, as duas demissões supostamente têm na base questionamentos feitos pelos jornalistas ao alto preço dos pedágios nas estradas de São Paulo – Barbeiro no Roda Viva, onde Serra considerou a questão um “trololó petista”; Priolli em reportagem para o Jornal da Cultura, e que sequer estava editada.
https://dialogospoliticos.wordpress.com/.../jose-serra.../
Like · Reply · 7 · 4 hrs
Carlos da Silva ·
Serra e Aécio fazem escola: Deputado Tucano demite jornalista em Guarulhos
-
Não sei se a “doença” já está incorporada no DNA do PSDB ou se trata de “infecção” que às vezes se transmite entre tucanos, especialmente os de alta plumagem. O fato é que alguns adoram pedir aos patrões da mídia corporativa a cabeça de jornalistas que perguntam ou escrevem sobre fatos que lhes desagradam.

O ex-governador José Serra (PSDB-SP) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) são “mestres” nesse tipo de censura e estão fazendo escola. O deputado federal Carlos Roberto de Campos (PSDB-SP) é o mais novo “adepto”. Nessa quinta-feira, 7 de julho, ele pediu e conseguiu a demissão do jornalista Ricardo Gomez Filho, do jornal Metrô News, sediado em Guarulhos e que circula nas estações do metrô de São Paulo.
http://www.viomundo.com.br/.../serra-e-aecio-fazem-escola...
Like · Reply · 5 · 4 hrs
Luiz Mourão
"...só tem elogios à conduta profissional de Sidney, um jornalista completo...": bem, se ele é assim tão BOM quanto se sugere, POR QUE foi demitido?!?!?!
É a primeira vez que vejo alguém ser demitido por ser COMPETENTE...
A quem você engana, REDE ESGOTO???
A MIM certamente não...
Excremento fétido...
E ainda há milhões que dão crédito a esse LIXO; triste...
LULA 2018!!
Não leio respostas às minhas respostas; nem se dê ao trabalho...
Like · Reply · 10 · 9 hrs
Carlos da Silva ·
José Serra provoca demissão de dois consagrados jornalistas da TV Cultura
-
A bola queimou para a TV Cultura, com as demissões dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Gabriel Priolli. Explicações complicadas terão que ser dadas pelo candidato à presidência José Serra – acusado de ter pedido a cabeça dos jornalistas – e pelo vice-presidente de conteúdo da emissora, Fernando Vieira de Mello, recém-chegado por lá, após ter sido afastado da Band.

Como já é amplamente sabido, as duas demissões supostamente têm na base questionamentos feitos pelos jornalistas ao alto preço dos pedágios nas estradas de São Paulo – Barbeiro no Roda Viva, onde Serra considerou a questão um “trololó petista”; Priolli em reportagem para o Jornal da Cultura, e que sequer estava editada.
https://dialogospoliticos.wordpress.com/.../jose-serra.../
Like · Reply · 1 · 4 hrs
Jean Pierre Lorraine ·
Works at Autônomo
Ególatra PeTralha !
Like · Reply · 3 hrs
Carlos da Silva ·
Mídia brasileira abdicou do jornalismo para fazer oposição política, afirma pesquisador
-
Venício Lima acredita que há uma posição homogênea da grande mídia, que defende basicamente as mesmas propostas e é contra as mesmas propostas, projetos e políticas
O pesquisador e professor aposentado da Universidade de Brasília, Venício Lima, acredita que parte da imprensa brasileira tem feito oposição política. A declaração foi dada em entrevista ao Jornal “Brasil de Fato”, publicada nesta segunda-feira (31).

“Boa parte da mídia brasileira não me interessa porque abdicou de fazer jornalismo para fazer...See More
Like · Reply · 8 · 9 hrs
Renato Brito ·
Works at Sao Leopoldo
Lula pede a demissão de. Economista do Santander por falar a verdade sobre a economia brasileira
Like · Reply · 1 · 1 hr
Defenda O Brasil ·
Works at Autônomo
Renato Brito

O SAUDOSO LEONEL BRIZOLA DESMASCAROU A REDE GLOBO, LINK ABAIXO.

https://www.youtube.com/watch?v=dj_-GHGn_jg

OS ROLAS BOSTAS DE JORNALISTAS MENTIROSOS DA GLOBO, ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS. KKKKKK. NÃO VÃO PODER FAZER MAIS JORNALISMO, VISTO QUE NÃO PODEM MAIS MENTIREM PELA NOVA LEI DO DIREITO DE RESPOSTA DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO QUE AOS POUCOS VAI MORALIZANDO ESSES CANALHAS DA REDE GLOBO ANTI-BRASIL. KKKKKK.

"A MELHOR COISA QUE O PSDB FEZ PELO BRASIL FOI O FHC PASSAR A FAIXA PRESIDENCIAL PARA O LULA"...See More
Like · Reply · 1 · 1 hr
Carlos da Silva ·
O Globo demite 160 funcionários. Artur Xexéo e Angelina Nunes (Prêmio Esso) estão entre os demitidos
-
http://www.jornalopcao.com.br/.../o-globo-demite-160.../
Like · Reply · 7 · 9 hrs
Leonardo Oliveira ·
Vcs tem uma mania de perseguição absurda. óbvio que não foi por isso, até pq dentro do sistema globo existem vários jornalistas que apoiam o atual governo.
o jornalismo deve ser independente. vcs são claramente pró-governo, a transparência é zero.
como um jornalista é demitido de um dia pro outro? obviamente isso já estava decidido de antes, vcs sabem disso. pra noticiar uma informação é preciso ter responsabilidade e vcs noticiam uma informação sem saber do que se trata e sem ter provas precisas, apenas supondo, fazendo igual aqueles que vcs julgam.
noticiem com responsabilidade e sejam mais independentes, o lado político do site me dá a impressão que é verdade que vcs recebem uma "caixinha" do governo federal
Like · Reply · 8 · 7 hrs
Ebenézer Reis ·
Muito verdadeiro o que Sidney Resende escreveu.
Por que será que a imprensa só noticia coisas ruins?
Ou é mesmo má vontade e má fé?
Ou as duas coisas?
Like · Reply · 15 · 5 hrs
Mario Juliano Silqueira Souto ·
Works at Eu mesmo
Cara, ele pode até não ter sido demitido por causa do texto em si. Mas vamos inverter um pouco as coisas, só pq tem outras pessoas lá dentro que, segundo você, também apoiam o governo, isso quer dizer que um não poderia ter sido demitido por isso? Não tem nada a ver também, né? Eles não podem demitir todo mundo. Os jornalistas "de direita" não escrevem tão bem assim, rsrsrs.........
Like · Reply · 4 · 5 hrs
Ronaldo Simião ·
Amigo, leia mais sobre a Globo , no Google por exemplo procure lá porque a Globo não gosta do José dirceu. Isto é uma posição histotica da Globo que já gozou muito dos governos anteriores. Não seja inocente !!! Falou o q a g
Globo não gostou e pau no lombo.
Like · Reply · 11 · 5 hrs
Carlos da Silva ·
EM FASE DE AJUSTES, GLOBO DEVE CORTAR NOBLAT
:
Depois de demitir mais de 100 profissionais, dos quais 30 jornalistas, o jornal O Globo, dos irmãos Marinho, se depara com uma situação delicada: a renovação do contrato de Ricardo Noblat, um de seus mais conhecidos colunistas políticos; o mais provável é que a parceria entre a Globo e o jornalista seja encerrada
http://www.brasil247.com/.../Em-fase-de-ajustes-Globo...
Like · Reply · 6 · 9 hrs
Paulo Bertazzi
Não tenha dúvida. É a limpeza etnica e ética dos PTralhas infiltrados na Globo
Demorou !!!
Like · Reply · 1 · 5 hrs
Carlos da Silva ·
Paulo Bertazzi -> José Serra provoca demissão de dois consagrados jornalistas da TV Cultura
-
A bola queimou para a TV Cultura, com as demissões dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Gabriel Priolli. Explicações complicadas terão que ser dadas pelo candidato à presidência José Serra – acusado de ter pedido a cabeça dos jornalistas – e pelo vice-presidente de conteúdo da emissora, Fernando Vieira de Mello, recém-chegado por lá, após ter sido afastado da Band.

Como já é amplamente sabido, as duas demissões supostamente têm na base questionamentos feitos pelos jornalistas ao alto preço dos pedágios nas estradas de São Paulo – Barbeiro no Roda Viva, onde Serra considerou a questão um “trololó petista”; Priolli em reportagem para o Jornal da Cultura, e que sequer estava editada.
https://dialogospoliticos.wordpress.com/.../jose-serra.../
Like · Reply · 3 · 4 hrs
Adnan El Kadri ·
A globosta começa afundar. Sidney Rezende era um dos melhores jornalistas da globosta. Perderam e vão perder mais.
Like · Reply · 6 · 5 hrs
Carlos da Silva ·
José Serra provoca demissão de dois consagrados jornalistas da TV Cultura
-
A bola queimou para a TV Cultura, com as demissões dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Gabriel Priolli. Explicações complicadas terão que ser dadas pelo candidato à presidência José Serra – acusado de ter pedido a cabeça dos jornalistas – e pelo vice-presidente de conteúdo da emissora, Fernando Vieira de Mello, recém-chegado por lá, após ter sido afastado da Band.

Como já é amplamente sabido, as duas demissões supostamente têm na base questionamentos feitos pelos jornalistas ao alto preço dos pedágios nas estradas de São Paulo – Barbeiro no Roda Viva, onde Serra considerou a questão um “trololó petista”; Priolli em reportagem para o Jornal da Cultura, e que sequer estava editada.
https://dialogospoliticos.wordpress.com/.../jose-serra.../
Like · Reply · 3 · 4 hrs
Carlos da Silva ·
Serra e Aécio fazem escola: Deputado Tucano demite jornalista em Guarulhos
-
Não sei se a “doença” já está incorporada no DNA do PSDB ou se trata de “infecção” que às vezes se transmite entre tucanos, especialmente os de alta plumagem. O fato é que alguns adoram pedir aos patrões da mídia corporativa a cabeça de jornalistas que perguntam ou escrevem sobre fatos que lhes desagradam.

O ex-governador José Serra (PSDB-SP) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) são “mestres” nesse tipo de censura e estão fazendo escola. O deputado federal Carlos Roberto de Campos (PSDB-SP) é o mais novo “adepto”. Nessa quinta-feira, 7 de julho, ele pediu e conseguiu a demissão do jornalista Ricardo Gomez Filho, do jornal Metrô News, sediado em Guarulhos e que circula nas estações do metrô de São Paulo.
http://www.viomundo.com.br/.../serra-e-aecio-fazem-escola...
Like · Reply · 1 · 4 hrs
Thiago Santos
Ta assistindo muito a Globo hein!!!
Like · Reply · 1 · 4 hrs
Silvania Alves Alves ·
Mídia e Judiciário plantaram os seus descréditos... Não confio em nenhum dos dois.
Like · Reply · 5 · 8 hrs
Carlos da Silva ·
José Serra provoca demissão de dois consagrados jornalistas da TV Cultura
-
A bola queimou para a TV Cultura, com as demissões dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Gabriel Priolli. Explicações complicadas terão que ser dadas pelo candidato à presidência José Serra – acusado de ter pedido a cabeça dos jornalistas – e pelo vice-presidente de conteúdo da emissora, Fernando Vieira de Mello, recém-chegado por lá, após ter sido afastado da Band.

Como já é amplamente sabido, as duas demissões supostamente têm na base questionamentos feitos pelos jornalistas ao alto preço dos pedágios nas estradas de São Paulo – Barbeiro no Roda Viva, onde Serra considerou a questão um “trololó petista”; Priolli em reportagem para o Jornal da Cultura, e que sequer estava editada.
https://dialogospoliticos.wordpress.com/.../jose-serra.../
Like · Reply · 4 hrs
Gerson Silva ·
Works at Super-herói
Fecharam o mar vermelho e a Globo se afogou.
Like · Reply · 4 · 5 hrs
Carlos da Silva ·
José Serra provoca demissão de dois consagrados jornalistas da TV Cultura
-
A bola queimou para a TV Cultura, com as demissões dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Gabriel Priolli. Explicações complicadas terão que ser dadas pelo candidato à presidência José Serra – acusado de ter pedido a cabeça dos jornalistas – e pelo vice-presidente de conteúdo da emissora, Fernando Vieira de Mello, recém-chegado por lá, após ter sido afastado da Band.

Como já é amplamente sabido, as duas demissões supostamente têm na base questionamentos feitos pelos jornalistas ao alto preço dos pedágios nas estradas de São Paulo – Barbeiro no Roda Viva, onde Serra considerou a questão um “trololó petista”; Priolli em reportagem para o Jornal da Cultura, e que sequer estava editada.
https://dialogospoliticos.wordpress.com/.../jose-serra.../
Like · Reply · 1 · 4 hrs
Carlos da Silva ·
Serra e Aécio fazem escola: Deputado Tucano demite jornalista em Guarulhos
-
Não sei se a “doença” já está incorporada no DNA do PSDB ou se trata de “infecção” que às vezes se transmite entre tucanos, especialmente os de alta plumagem. O fato é que alguns adoram pedir aos patrões da mídia corporativa a cabeça de jornalistas que perguntam ou escrevem sobre fatos que lhes desagradam.

O ex-governador José Serra (PSDB-SP) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) são “mestres” nesse tipo de censura e estão fazendo escola. O deputado federal Carlos Roberto de Campos (PSDB-SP) é o mais novo “adepto”. Nessa quinta-feira, 7 de julho, ele pediu e conseguiu a demissão do jornalista Ricardo Gomez Filho, do jornal Metrô News, sediado em Guarulhos e que circula nas estações do metrô de São Paulo.
http://www.viomundo.com.br/.../serra-e-aecio-fazem-escola...
Like · Reply · 4 hrs
Carlos da Silva ·
CRISE DA MÍDIA ATINGE O GLOBO: 400 DEMISSÕES
:
Cortes nos jornais O Globo e Extra, do Rio de Janeiro, devem atingir de 300 a 400 pessoas, principalmente no jornalismo e no comercial, e devem ser anunciados nesta terça-feira 1º, segundo o site propmark; áreas de circulação e marketing dos dois jornais devem se unir, enquanto a área digital do Extra pode ser reduzida à metade; deixou ontem o Globo o jornalista Pedro Dória, editor executivo de plataformas digitais; algumas editorias como Esportes, TV e parte de Cidades poderão ser fundidas; no sábado 29, o jornal comandado por João Roberto Marinho destacava em sua manchete principal a recessão da economia
http://www.brasil247.com/.../Crise-da-m%C3%ADdia-atinge-O...
Like · Reply · 3 · 9 hrs
Paulo Bertazzi
Já este, não conhece crise. Até a clePTocracia cair. Aí...hummm
Like · Reply · 4 hrs
Defenda O Brasil ·
Works at Autônomo
Paulo Bertazzi

"A MELHOR COISA QUE O PSDB FEZ PELO BRASIL FOI O FHC PASSAR A FAIXA PRESIDENCIAL PARA O LULA"

DOCUMENTARIO ABAIXO PROIBIDO NO BRASIL.
-------------------------------------------------

http://www.umanovaera.com/.../A_TV_Globo_e_sua_historia...

A REDE GLOBO É O CANCER DO BRASIL. PARA DE VER A GLOBO E NÃO CRISE, A CRISE É A REDE GLOBO. KKKKKK. ...See More
Like · Reply · 1 hr
Robson Roberto da Silva ·
Paulo Bertazzi hahaha crePTocracia, como voces coxinha são cretinos, ficam rpetindo que nem papagaios de pirata o discurso de gente que é corrupto secular nesse pais, tadinhos, a deficiencia mental causa estupidez politica!!
Like · Reply · 1 hr
Facebook Comments Plugin

Há 25 anos na Globo, jornalista teria sido demitido por motivos políticos

“A piada interna é de que isso é o terrorismo made in Globo”, diz um experiente repórter da Globo.
Uma das empresas mais estáveis para se trabalhar, a Globo está passando por uma fase atípica. Um clima de terror se instalou nos bastidores do jornalismo da emissora nas últimas semanas, consequência de uma série de demissões após plantões e férias. Na última sexta-feira (13), a demissão de Sidney Rezende, um dos profissionais mais antigos da Globo News, onde apresentava telejornais vespertinos, só ampliou a insegurança. Ele tinha contrato até fevereiro.
No jornalismo da Globo, a versão corrente é a de que Rezende foi dispensado do canal de notícias, após duas décadas e meia no grupo (ele foi fundador da rádio CBN, em 1991), por motivos políticos.
Rezende escreveu no Facebook e em seu site, na véspera da demissão, o texto “Chega de notícias ruins“, em que aponta “cinismo no jornalismo” e uma “má vontade dos colegas que se especializaram em economia e política”, que têm “obsessão em ver no governo o demônio, a materialização do mal, ou o porto da incompetência”.
Embora em seu site Rezende também publique notas positivas sobre Os Dez Mandamentos e A Fazenda, carros-chefes da programação da Record, na Globo não há dúvidas que o “desabafo” político teria sido crucial para a demissão do jornalista. “Agora está todo mundo com medo de se manifestar politicamente”, diz um experiente repórter da Globo. “A piada interna é de que isso é o terrorismo made in Globo”.
A Globo nega que haja qualquer relação entre a demissão de Rezende e o texto crítico da mídia. A direção de jornalismo da emissora diz que só tomou conhecimento do texto após a publicação de seu teor pelo blog do jornalista Maurício Stycer, do UOL, no último final de semana.
A demissão de Rezende também aumentou a tensão na Globo News. Foi o segundo apresentador afastado em um mês. No começo de outubro, como o Notícias da TV informou em primeira mão, o jornalista Eduardo Grillo, que emprestou sua voz para a primeira narração do canal de notícias, em 1996, foi demitido ao voltar de férias. Ele ancorava o Jornal das Dez, o JN da Globo News.
Outros dois funcionários importantes foram demitidos após cumprirem plantão, causando comoção na equipe, porque a chefia teria esperado os profissionais terminarem o trabalho do fim de semana para então abrir mão deles. Foram os casos de Fabio Watson, havia quase 30 anos na casa, e de Happy Carvalho, a mais experiente produtora do canal.
Uma fonte na Globo, aguçada observadora dos bastidores da emissora, afirma que os nervos estão à flor da pele porque as pessoas estão percebendo que alguma coisa anormal está acontecendo, mas não se sabe direito se os motivos são políticos, pessoais, ou por cortes de custos ou mudança de filosofia. Falta clareza, resume ela, o que aumenta a sensação de insegurança.
A Globo reafirma que Eduardo Grillo foi dispensado, a pedido, para “cuidar dos negócios da família”. E a emissora diz desconhecer demissões após plantões.
Fonte: Notícias da TV

Nenhum comentário: