11.16.2015

ENXAQUECA: RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PODE AJUDAR EM DIAGNÓSTICO

Enxaqueca: ressonância magnética pode ajudar em diagnóstico
Especialista afirma que a importância da Ressonância Magnética na enxaqueca se dá principalmente pela exclusão de outras causas em que a dor de cabeça é um sintoma secundário a doenças mais graves.

A enxaqueca está entre as doenças mais incapacitantes no mundo. No Brasil, afeta 30 milhões de pessoas. Além da dor de cabeça, os sintomas mais comuns incluem náuseas, sensibilidade à luz e ao barulho, e prostração. Como existem mais de 300 subtipos de dor de cabeça (cefaleia), sabe-se que 90% da população mundial entrará em contato com essa dor em algum momento da vida. Além de identificar e evitar os gatilhos da enxaqueca, que vão desde pular uma refeição até picos de estresse e variações hormonais, é importante contar com exames de imagem – principalmente a ressonância magnética (RM) – para descartar outras tantas doenças, como sinusite, meningite, aneurisma, tumor cerebral, distúrbios circulatórios e metabólicos, entre outros.

Na opinião da doutora Flávia Cevasco, médica radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo, a ressonância magnética é indicada se o paciente iniciar crises novas de enxaqueca, ou se houver uma mudança no padrão dessas crises, como aumento da frequência, da intensidade ou do padrão da dor. Esse exame permite uma avaliação mais detalhada do parênquima encefálico, podendo-se adicionar estudos angiográficos arteriais e venosos durante sua realização. “O exame de ressonância produz imagens muito claras do cérebro sem o uso de radiação, como é o caso da tomografia, e fornece informações sobre a estrutura e a vascularização encefálicas”.

Especialista em neuroimagem, a médica afirma que a importância da RM na enxaqueca se dá principalmente pela exclusão de outras causas em que a dor de cabeça é um sintoma secundário a doenças mais graves. “Em determinados casos, é importante o uso de contraste para afastar suspeitas de tumores, aneurisma e infecções, por exemplo. A ressonância magnética é o exame de escolha para muitos especialistas devido à sua característica não invasiva e por ser o melhor exame na avaliação anatômica do encéfalo”.

Em média, o exame dura entre 20 e 30 minutos. Portadores de marcapasso, clipes de aneurisma e algumas próteses metálicas não podem ser submetidos à ressonância magnética, por conta do alto campo magnético que se forma. Além disso, nenhum metal como relógio, cartões com tarjas magnéticas e joias devem ser carregados para a sala do exame. “Quanto mais bem-informado o paciente estiver sobre o exame, mais à vontade irá se sentir, facilitando o procedimento. Isso certamente contribui para o sucesso desse método tão importante para o diagnóstico por imagem de muitas doenças”, diz Flavia Cevasco.



Nenhum comentário: