11.19.2015

Deputado pede proteção policial para relator do processo contra Cunha


O relator do parecer contra Cunha, deputado Fausto Pinato
O relator do parecer contra Cunha, deputado 
Fausto Pinato Foto: Jorge William / Agência O Globo

Júnia Gama e Leticia Fernandes - O Globo


BRASÍLIA - Em meio à confusa sessão no plenário da Câmara, comandada por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para impedir que o processo contra ele no Conselho de Ética seguisse adiante, o deputado Sandro Alex (PPS-PR), que integra o Conselho de Ética, requisitou proteção policial para o relator do caso no colegiado, deputado Fausto Pinato (PRB-SP).
Sandro Alex disse ter questionado a Pinato se ele ou a família dele haviam sofrido algum tipo de constrangimento ou ameaça. Segundo o deputado, a resposta foi “sim”. Aliados de Pinato contam que ele está preocupado devido às pressões que vem sofrendo. Pinato deu parecer favorável à admissibilidade do processo contra Cunha sob a alegação de que há indícios “fortes” para que o caso siga adiante.
ADVERTISING
Questionado ontem pelo GLOBO sobre as supostas ameças, Pinato preferiu não se manifestar. O líder do PRB, Celso Russomano (SP), que conversou com o relator hoje, disse que, apesar da preocupação, ouviu dele a disposição de prosseguir na missão.
— Ele está preocupado com as pressões que está sofrendo, mas ele não vai abrir mão de relatar esse caso. Se ele for destituído, quem fizer isso é que vai ter que arcar com o ônus — afirmou Russomano.
Depois de ser anunciado no plenário do Conselho de Ética da Câmara que o relator Fausto Pinato foi ameaçado, o relator se emocionou com a solidariedade de colegas. Com a sessão já vazia, Pinato ficou com os olhos cheios d'água no momento em que ouvia a fala do deputado Major Olímpio (PDT-SP), que afirmou se solidarizar com o relator. Ele levantou os braços em sinal de agradecimento ao deputado.
Na saída da sala, Pinato não quis falar sobre as ameaças. Ele se limitou a agradecer:
— Um apoio muito importante. É um dia histórico — disse.

Nenhum comentário: