11.19.2015

Sexo 1 vez por semana é suficiente para felicidade conjugal, diz estudo

Estudo teve como base dados de mais de 30 mil norte-americanos.
Resultados, publicados nesta quarta-feira, valem para relações estáveis.

Da France Presse
 Casal se beija em foto de 2009; estudo concluiu que sexo uma vez por semana é suficiente para felicidade conjugal  (Foto: AFP Photo/Sebastien Bozon) 
Casal se beija em foto de 2009; estudo concluiu que sexo uma vez por 
semana é suficiente para felicidade conjugal (Foto: AFP Photo/Sebastien Bozon)
 
Fazer sexo apenas uma vez por semana é o suficiente para ter um nível ótimo de felicidade entre os casamentos heterossexuais ou as relações de casal de longo prazo, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (18).
Os pesquisadores tomaram como base mais de 30 mil norte-americanos durante quatro décadas, segundo detalhes do estudo publicado na revista especializada "Social Psychological and Personality Science".
"Embora sexo mais frequente esteja associado a maior felicidade, esta relação já não é significante numa frequência maior do que uma vez por semana", disse a pesquisadora Amy Muise, psicóloga social da Universidade de Toronto-Mississauga.
"Nossas descobertas sugerem que é importante manter uma conexão íntima com o parceiro, mas não é necessário fazer sexo todos os dias para isso", acrescentou.
O importante é manter uma conexão íntima com o parceiro sem colocar muita pressão em manter relações sexuais com a maior frequência possíve"
Amy Muise, psicóloga
Os pesquisadores observaram que a intenção do estudo não é mostrar uma relação de causa e efeito, pois ainda falta determinar se a felicidade leva a ter uma relação sexual por semana ou ocorre em sentido contrário. O estudo também foi limitado a pessoas com parceiros fixos.
"De fato, não existe associação entre a frequência do sexo e o bem-estar das pessoas solteiras", disse Muise.
Os resultados do estudo também foram consistentes entre grupos etários, gênero e duração da relação - quer fosse meses ou décadas.
Casal faz sexo durante viagem (Foto: Axel Bernstorff/Cultura Creative/AFP/Arquivo) 
Casal faz sexo durante viagem (Foto: Axel Bernstorff/Cultura Creative/AFP/Arquivo)
Muise informou que os casais devem debater se suas necessidades sexuais são satisfeitas, em vez de simplesmente pressionar para fazer mais sexo.
"O importante é manter uma conexão íntima com o parceiro sem colocar muita pressão em manter relações sexuais com a maior frequência possível", afirmou.

Nenhum comentário: