3.02.2016

Léo Pinheiro, ex-OAS, decide fazer delação premiada, mídia e Lava Jato esperam que o foco seja alcançado: Lula, Dilma e o PT

O empresário Léo Pinheiro, ex-presidente e sócio da empreiteira OAS, decidiu fazer um acordo de delação premiada. Pinheiro foi condenado a 16 anos de prisão na Operação Operação Lava Jato. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, o empresário deve relatar casos envolvendo o ex-presidente Lula, como as reformas do apartamento tríplex no Guarujá (SP) e do sítio de Atibaia (SP), e pagamentos de suborno que teriam sido feitos pela Odebrecht e para parlamentares que defendiam interesses da OAS.(essas últimas delações  não não vem ao caso)
A negociação da delação está sendo feira com Procuradoria Geral da República (PGR), por envolver parlamentares com foro privilegiado. De acordo com a Folha de S. Paulo, outros executivos da empreiteira, como Agenor Franklin Magalhães Medeiros, também vão participar do acordo, relatando casos de corrupção.
Léo Pinheiro
Léo Pinheiro
A reportagem afirma que Pinheiro deve dizer que a empresa preparou o apartamento do Guarujá para Marisa, mulher de Lula, e que, posteriormente, ela não quis ficar com o imóvel. Ainda segundo a Folha, ele confirmará que a OAS bancou parte das reformas no sítio. Ainda segundo a Folha, Pinheiro contará que pagou dívidas da campanha de Dilma Rousseff de 2010, para a agência Pepper.
A Folha destaca que Pinheiro começou a negociar a delação em dezembro, quando vieram à tona milhares de mensagens em que ele discutia pagamentos a políticos com outros dirigentes da OAS, por meio do aplicativo WhatsApp. A estimativa da PF é que tenham sido apreendidas cerca de 80 mil mensagens, muitas delas comprometedoras para o executivo. Alguém falou em Aécio, Serra, Alckimim, Agripino, FHC????) 

Nenhum comentário: