2.28.2016

Frutas na medicina doméstica



Tudo nos demonstra que as frutas foram e continuam sendo objeto de grande interesse para o homem. As crianças começando a ingerir alimentos sólidos, indicam a sua preferência para as frutas antes que os pais lhes possam ensinar o uso. Elas as ingerem com avidez e sentem-se geralmente mais satisfeitas com elas do que com os mingaus e os caldos que lhes ministram. Algumas bananas lhes dão mais prazer do que ... uma canja suculenta. Também adultos existem muitos que preferirão sempre algumas boas frutas aos nacos de carne. Isso revela-nos que o homem, pela sua natu¬reza, é frugívoro, e, devido a esse mesmo fato, as dietas dos médicos mais sensatos incluem frutas.
Para obtermos a explicação disso, bastará examinarmos um compêndio de dietética ou um tratado de vitaminas. E ao falarmos das vitaminas, é necessário refrisarmos que elas existem em maior quantidade e em melhores condições nas frutas frescas do que nas armazenadas ou em outros produtos alimentares. De acordo com as diferentes fases do desenvolvimento, as diversas substâncias químicas das frutas transformam-se e daí a diferença também no seu sabor. Desde que passam à maturação, tornam-se porém sem¬pre proveitosas como proporcionadoras de elementos vitais a quem as ingere.
Nas épocas em que as frutas são produzidas em maior escala do que o requer o mercado consumidor, torna-se interessante o seu aproveitamento no preparo de doces, compotas, geléias ... e massas. Em muitas localidades, cortam-nas também em fatias que secam e aproveitam assim para serem guardadas para as épocas em que a sua produção não é possível...
Muito triste é, portanto, que encontremos fazendas e sítios em todos os recantos do nosso país, que não possuem um pomar, nem ao menos meia dúzia de fruteiras cultivadas nos arredores da casa. Não se tornassem essas árvores úteis ao homem, pelo menos os animais poderiam aproveitar-se das frutas que viessem a produzir ... — F. C. Hoehne, Diretor do Instituto de Botânica.

Nenhum comentário: