3.30.2017

O volume da sua voz diz muito sobre você!



O volume da sua voz diz muito sobre você!


A nossa personalidade influi em nossa voz? Essa talvez seja uma pergunta e avaliação que você nunca tenha feito...

Digo isso, por um motivo. É fácil quando estamos nervosos e estressados perder o controle de nossas próprias emoções e logo começar a berrar!
Nossa voz é como uma impressão digital de nossas emoções mais profundas e concentradas, denotando assim sua intensidade, volume e alterações também. São controladas portanto por inúmeros fatores internos e externos. 
Ao alterarmos o volume de nossa voz, emitimos um aviso, que pode significar:

• Estou cansado de tudo isso!
• Socorro!
• Ou deixe-me em paz!

Em resumo isso significa uma forma de comunicação não produtiva, pois não conseguimos chegar a lugar algum com gritos e berros a todo fôlego!
Demonstraremos assim descontrole, tentando impor algo a alguém, que logo se contaminará e começará a gritar também!

Existe toda uma energia em volta  de tudo o que fazemos, assim como há milhares de moléculas invisíveis aos olhos, existe uma atmosfera benéfica ou maléfica que estão ao redor de nossas atitudes e ações.

Nossa voz e sua forma de reprodução responde muito sobre nossos anseios, medos, frustrações, alegrias ou decepções.
Você pode começar uma briga gritando, ainda que tente defender-se; porém jamais encerrará saudavelmente uma briga com berros aos quatro cantos do vento... Por assim dizer! Já se você mantiver seu volume e timbre de voz suave e manso, conseguirá muito em seus efeitos!

É importante salientar que, dependendo da forma como você reproduz seus sentimentos através da voz, você pode:

• Afastar ou aproximar pessoas.
• Causar ou não conflitos.
• Piorar ou melhorar uma situação.
• Resolver ou complicar problemas e relacionamentos.

São pontos importantes a serem avaliados e corrigidos quando necessário! Certamente não será uma tarefa fácil para aqueles que mantém um hábito de sempre achar que só obterá sucesso em algo, através de gritos e suposições que na maioria das vezes estão longe da verdade.
Existe uma mensagem que fala: 

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia". 

O que eu quero dizer com isso?
Simplesmente que não conseguiremos bons resultados se continuarmos agindo com uma postura agressiva, se quisermos causar mal-estar e desconforto. Não adianta querer exercer força ou pressão utilizando sua voz como meio de demonstrar poder ou imposição.

Aprendi que o único modo de conquistar confiança, admiração e a segurança de alguém é por meio do genuíno amor. Aquele amor despretensioso, isento de maldade. Esse amor que ao deparar-se num momento difícil e de profundo estresse, lembra-se que os gritos e ofensas nunca serão capazes de resolver o problema e sim de piorar a situação!

Quando agimos com autocontrole, conscientes de nossos limites e utilizando de sabedoria para contornar da melhor forma as difíceis situações, temos grandes possibilidades de nos sair vencedores, pois fomos pacificadores em vez de agitadores e nos doamos com mansidão e equilíbrio.

Devemos gritar somente se a casa estiver em chamas!

Reflita nisso!

(Autor Fernanda Ferraz).

Nenhum comentário: