As atividades de controle de qualidade se concentram na identificação de defeitos em produtos. Essas atividades começam no inicio do processo de desenvolvimento do software, com a revisão dos requisitos, e continuam até que o teste aplicado esteja completo e o sistema estaja implantado. É possível ter controle de qualidade sem garantia de qualidade. (BASTOS, Aderson et al., 2007)
Com forme (BASTOS, Aderson et al., 2007) as informações a seguir ajudam a diferenciar controle de qualidade e garantia de qualidade:
O controle de qualidade:
- Esta relacionado a um produto ou serviço específico;
- Verifica se um produto ou serviço específico tem um atributo especifico;
- Identifica defeitos com o propósito principal de corrigi-los;
- É responsabilidade da equipe/do funcionário.
- Ajuda a estabelecer processos;
- Determina programas de medida para avaliar processos;
- Identifica fraquezas em processos e os aperfeiçoa;
- É uma responsabilidade de gerenciamento;
- Esta relacionada com todos os produtos que serão gerados por um processo;
- Avalia se o controle de qualidade esta funcionando.
O controle de qualidade é feito através de uma série de inspeções, revisões e testes, usados através do ciclo de desenvolvimento para garantir que cada trabalho produzido está de acordo com sua especificação/requerimento. (BASTOS, Aderson et al., 2007)
Portanto, o controle de qualidade é parte do processo de desenvolvimento e, como é um processo de feedback, ele é essencial para minimizar os defeitos produzidos.
Custo da Qualidade
De acordo com (KOSCIANSKI, André, SOARES, Michel dos Santos, 2007), existem dois tipos de custos associados com a qualidade de um software: os custos de investimento e os prejuízos.Os custos de investimento representam os recursos que são alocados para o sistema da qualidade e abrangem:
- Aquisição de ferramentas;
- Treinamentos;
- Tempo de projeto dedicado a atividades como revisão.
- Tempo gasto corrigindo defeitos;
- Custos associados a suporte aos clientes;
Conforme (BUENO, Cassiane de Fátima dos Santos; CAMPELO,Gustavo Bueno, 2011) os custos de prevenção incluem:
- Planejamento da qualidade;
- Revisões técnicas formais;
- Teste de equipamentos;
- Treinamento.
- Inspeções dos processos e relações entre eles;
- Manutenção dos equipamentos;
- Testes.
Segundo (BUENO, Cassiane de Fátima dos Santos; CAMPELO,Gustavo Bueno, 2011) os custos de falhas internas incluem:
- Retrabalho;
- Conserto de bugs;
- Análise de falhas.
- Resolução de queixas;
- Troca/devolução do produto;
- Suporte em help on-line;
- Trabalhos de segurança.
Segundo (KOSCIANSKI, André, SOARES, Michel dos Santos, 2007), a esse respeito, exemplo de decisões que devem ser tomadas por gerentes são especificar o tempo em atividades de teste e revisão de um produto, ou os valores a serem alocados para treinamento de pessoal.
[Crédito da Imagem: Qualidade – ShutterStock]
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