Temer apanha de ministro norueguês antes de chegar ao país
Às vésperas da visita de Michel Temer a Noruega, o país nórdico criticou duramente a política ambiental do peemedebista; insatisfeito com o salto no desmatamento nos últimos dois anos, o principal doador internacional para projetos na Amazônia questionará o mandatário brasileiro sobre os rumos da política ambiental do país; o tom da recepção está em carta enviada ao governo brasileiro pelo ministro do Clima e Meio Ambiente norueguês, Vidar Helgesen: "O Brasil demonstrou na última década que não é necessário haver uma dicotomia entre expandir a produtividade agrícola e a proteção das florestas. E ainda que seja compreensível a pressão pela execução mais eficiente de investimentos em infraestrutura, tampouco precisa ocorrer à custa de normas ambientais", escreveuO tom da recepção está em carta enviada ao governo brasileiro pelo ministro do Clima e Meio Ambiente norueguês, Vidar Helgesen, na qual demonstra preocupação com propostas como a implantação de regras mais frouxas de licenciamento ambiental e a redução na proteção de unidades de conservação. A Noruega é o principal doador de recursos para a conservação da Amazônia.
Em tom duro raramente usado na linguagem diplomática, o ministro afirmou que "aparenta ser falsa" a dicotomia do debate brasileiro que opõe preservação ambiental ao desenvolvimento econômico.
"O Brasil demonstrou na última década que não é necessário haver uma dicotomia entre expandir a produtividade agrícola e a proteção das florestas. E ainda que seja compreensível a pressão pela execução mais eficiente de investimentos em infraestrutura, tampouco precisa ocorrer à custa de normas ambientais", escreveu.
Helgesen diz que o Brasil progrediu muito no combate ao desmatamento na última década, mas que vê "tendências preocupantes". "Se o desmatamento cair, haverá fundos noruegueses."
As informações são de reportagem de Fabiano Maisonnave na Folha de S.Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário