6.19.2017

Baixas temperaturas favorecem alergias respiratórias

Rio - Temperaturas caindo, janelas se fechando, casacos e cobertores saindo dos armários. A combinação destes fatores faz do inverno, que começa na próxima quarta-feira, a estação perfeita para as doenças respiratórias. A mudança de tempo já acende o alerta para a estudante de Publicidade Michele Freitas, de 23 anos, que costuma ter crises de sinusite nesta época. “Eu fico muito indisposta. Durmo mal, quase não consigo fazer nada direito”, lamenta.
Hugo Leite, professor de Otorrinolaringologia da Unirio, explica que o frio faz com que o ‘filtro’ das impurezas no nariz fique mais lento. Com os ambientes fechados, é mais fácil pegar agentes infecciosos, causando doenças como gripe, sinusite e até pneumonia. “Tudo que é filtrado fica na mucosa. Lavar o nariz com soro fisiológico com frequência ajuda a evitar uma reação inflamatória”, indica o médico.

A estudante de Cinema Anna Iunes aprendeu a conviver com sua rinite, que ataca principalmente em dias mais úmidos arquivo pessoal

As alergias respiratórias, como bronquite, rinite, sinusite, otite, faringite e asma, costumam aumentar cerca de 40% no inverno. Os ácaros, que causam reações alérgicas, adoram se esconder nos casacos com cheiro de guardado, por isso é importante lavá-los bem antes de usá-los. Manter a casa limpa, utilizando aspirador de pó e panos umedecidos sem produtos de odor forte também evitam reações alérgicas. Ácaros também gostam de temperatura baixa e umidade. “Quando o tempo está muito úmido, minha rinite ataca muito”, conta a estudante de Cinema Anna Iunes, 23. “Tento não tomar tanto remédio. Uso muito óleo essencial de hortelã para me ajudar a respirar”.
A alergista Fátima Emerson, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, alerta que, como a rinite tem sintomas parecidos com os de um resfriado, muitas pessoas se automedicam com antigripais. No entanto, atacar apenas os sintomas é paliativo, já que a rinite é uma inflamação permanente. Só um médico pode recomendar um tratamento eficaz. A médica indica sprays nasais com cortisona, que são preventivos e não prejudicam o corpo como os descongestionantes nasais. “A rinite não mata, mas maltrata. Ela pode evoluir e trazer outras infecções, como sinusite e otite, e até causar pneumonia. Também pode causar problemas no sono, nos dentes (pela respiração pela boca) e até complicações na fala”, destaca a especialista.

Michele Freitas costuma ter crises de sinusite no inverno, o que prejudica sua rotina e diminui as horas de sono arquivo pessoal

Alergia respiratória

A alergia respiratória é uma resposta exagerada do sistema imune a substâncias como pó, pólen, poluição e fumaça, por exemplo, provocando doenças, como rinite, asma ou sinusite.
Geralmente, a alergia respiratória é mais comum em alguns indivíduos com predisposição genética, surgindo na Primavera ou Inverno, devido à diminuição da umidade e ao aumento da concentração destas substâncias no ar.
Para tratar a alergia respiratória o indivíduo pode tomar remédios para alergia, como Cetirizina, evitar locais poluídos e beber bastante água.

Sintomas da alergia respiratória

Os sintomas da alergia respiratória podem ser:
  • Tosse seca;
  • Espirros frequentes;
  • Corrimento nasal;
  • Coceira nos olhos, nariz ou garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Olhos lacrimejando.
Estes sintomas podem aparecer em separado e, normalmente, a alergia respiratória não dá febre.
Os sintomas de alergia respiratória no bebê são semelhantes e devem ser observados por um pediatra, para iniciar o tratamento adequado.

Alergia respiratória na gravidez

A alergia respiratória na gravidez é um sintoma comum que se deve às alterações hormonais, ao aumento do volume sanguíneo e às mudanças corporais que a grávida experimenta durante a gestação.
Caso a gestante sofra de alguma alergia respiratória, como asma, antes da gravidez, deve consultar o alergologista para iniciar o tratamento adequado e evitar o agravamento dos sintomas.
A alergia respiratória na gravidez pode ser tratada com o uso de remédios contra a alergia, como Azatadina, Carbinoxamina ou Pirilamina, após prescrição médica.

O que fazer na alergia respiratória

O que se deve fazer na alergia respiratória, para diminuir os sintomas, inclui:
  • Fazer inalações com água quente e própolis ou óleos essenciais, como eucalipto;
  • Beber, pelo menos, 1 litro de água por ida;
  • Evitar fumar ou frequentar locais com fumaça ou poluição;
  • Renovar o ar da casa todos os dias, abrindo as janelas;
  • Manter a casa limpa e aspirada, para evitar o acúmulo de pó.
Além destas dicas, os indivíduos podem prevenir a alergia respiratória utilizando tecidos e materiais antiácaros para encapar as almofadas, colchões e sofás, por exemplo.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Da estagiária Alessandra Monnerat, sob supervisão de Rosayne Macedo

Especialistas alertam para os perigos da automedicação

Nenhum comentário: