9.25.2017

Limão e sua Saúde




 10 Benefícios do Limão para sua Saúde!
O limão é boa fonte de fibras e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro).
Grande parte dos seus benefícios estão vinculados a uma substância presente na casca, chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Esses flavonoides possuem ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres.
Confira o que essa frutinha pode fazer por você:
  1. Ajuda a digestão.  O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição  é semelhante à da saliva e fluidos digestivos.  Ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a digestão. Os limões são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência.
  2. Reduz o risco de câncer de esôfago: O limão, como todas as frutas cítricas, contém níveis fisiológicos significativos de flavonas. A ingestão de flavonas é associada a diminuição do risco de câncer de esôfago. 
  3. Melhora o humor e reduz a ansiedade: O óleo de limão possui atenuador de ansiedade (ansiolítico), um tipo de antidepressivo através da modulação de neurotransmissores.
  4. Ajuda a manter o peso: Os polifenóis da casca do limão suprimem a obesidade induzida por dieta, hiperglicemia e resistência à insulina. Os limões são ricos em fibra pectina que ajuda a combater os desejos por comida.
  5. Fortalece o sistema imunológico: Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeitos anti inflamatório e é usado em casos de asma e outras condições respiratórias, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo. O ferro tem um papel importante no sistema imunológico. Os limões contem também saponinas com propriedades anti microbianas que combatem constipações e gripes.
  6. Equilibra os níveis de pH do sangue: Os limões são uns dos alimentos com mais propriedades alcalinas. Eles são ácidos por si, mas quando processados pelo organismo se tornam alcalinos.Os limões contem ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. Beber limão com água regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico nas juntas, uma das principais causas de dores e inflamações.
  7. Melhora a aparência da pele: A vitamina C e outros antioxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele ao mesmo tempo que a sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias que causam acne. Pode até ser aplicado diretamente em cicatrizes ou em sinais para melhorar o aspeto.  Uma vez que o sumo de limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas, “de dentro para fora”.
  8. Refresca o hálito: Além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengivas. Atenção que o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes. Não escove os dentes logo após tomar o sumo de limão com água.
  9. Trata garganta infeccionada: O limão é uma excelente fruta que auxilia no combate a problemas relacionados a infecções de garganta, dor de garganta e amigdalite, pois tem uma propriedade antibacteriana. Para dor de garganta, dilua o suco de meio limão com metade de água e faça gargarejos com frequência.
  10. Evita o envelhecimento precoce: Como todos os cítricos, o limão é conhecido pelo seu alto conteúdo de vitamina C, mas também contem vitamina A, e  E. Esses antioxidantes ajudam a prevenir envelhecimento das células e neutralizam os radicais livres.

Quer saber mais?

Se animou para incluir mais limão no seu dia-a-dia? Para saber muito mais sobre o limão, dicas de como usar, o papel do limão na beleza, etc, confira o post Tudo sobre o Limão!.

Tudo sobre o limão!

O limão é um presente da natureza. Possui vários benefícios à saúde. Possui propriedades curativas, poder adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico e clareador. Confira todos os benefícios, assim como receitas para usar o limão para sua beleza e saúde!

Composição e Benefícios do Limão

  • Contém vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (principalmente na casca) e vitamina A (na polpa fresca e sumo).
  • É riquíssimo em vitamina C (40 a 50mg para cada 100g do fruto), que têm um papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, melhorando o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão, é indispensável a sua ingestão diária.
  • Possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias.
  • Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.
  • Possui uma grande concentração de ácidos cítrico e málico, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio.
  • É portador de glucose e frutose diretamente assimiláveis, bem como de sacarose.
  • Contém gomas, mucilagem e algumas albuminas.
Na composição do limão existe o d-limoneno, que tem propriedades anticancerígenas e é solvente de cálculos e entupimentos nas artérias. Outra grande vantagem é a função de “descongestionar” o fígado após a ingestão de álcool ou de alimentos muito gordurosos.
Pesquisas japonesas comprovaram que o terpineno, por sua vez, é capaz de inibir a oxidação do mau colesterol (LDL) e, assim, evitar arteriosclerose ou infarto. Já o geraniol se mostrou eficaz para inibir a reprodução de células cancerosas.
O limão também é rico em vitamina P, que potencializa a eficácia da vitamina C e atua no fortalecimento dos tecidos capilares e conjuntivos, evitando sangramentos, como os de gengiva; auxilia ainda no processo de cicatrização e no tratamento de edemas; ativa a circulação e equilibra as taxas de colesterol, além de aumentar a resistência contra infecções e viroses e contribuir para o alívio de gripe e resfriado.
A vitamina P não é produzida pelo corpo, por isso precisa ser obtida na alimentação. No limão, ela é encontrada na pele branca (entrecasca) e na película que envolve os gomos da fruta.
A entrecasca e polpa do limão, assim como das frutas cítricas, são ricas em pectina, uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras. Assim, ao preparar sucos de limão e de outras frutas cítricas, recomenda-se não dispensar a entrecasca e a polpa. Quanto mais turva for a bebida, mais pectina ela conterá.

A Melhor Forma de Ingerir: Água com Limão

O simples ato de beber um copo de água morna com limão auxilia muito na limpeza do organismo. Quando isso é feito em jejum, o efeito é maximizado. O limão melhora a produção de enzimas do fígado e facilita o funcionamento do intestino, além de ter efeito diurético. Tudo isso favorece a expulsão de toxinas do corpo.

Benefícios da Água Com Limão

  • Os limões e limas são ricos em potássio. O potássio é um mineral importante que trabalha com o sódio para transmissão de energia elétrica ao cérebro e sistema nervoso. Depressão, ansiedade e esquecimento, podem ser atribuídos ao baixo nível de potássio no sangue. Esse mesmo sistema nervoso precisa de potássio para assegurar sinais constantes para o coração. Assim, nossa saúde cardíaca também é beneficiada.
  • O fígado produz mais enzimas a partir da água com limão que qualquer outro alimento.
  • A composição atômica da água com limão é semelhante à saliva e ao ácido clorídrico dos sucos digestivos.
  • Ajuda a purificar e estimular o fígado.
  • O cálcio e o magnésio são abundantes na água com limão. O magnésio é importante para a saúde do coração e o cálcio previne o raquitismo.
  • Reduz a pressão arterial.
  • Tem um efeito alcalinizante no corpo. Algumas pessoas podem achar que, devido ao sabor ácido do limão, este alimento pode acidificar o organismo; mas não se engane, o limão mal alcança o estômago e já combina-se com os minerais alcalinizantes, nos ajudando a manter o pH do corpo em equilíbrio.
  • Ajuda a diluir o ácido úrico, que se acumula no organismo.
  • Reduz o catarro no corpo.

Dúvida Comum: Limão faz mal para o estômago?

Por conta de seu forte sabor ácido, o limão sempre foi encarado como um grande vilão para o estômago. Mas isso não é verdade. O limão tanto não é nocivo para o nosso tubo digestivo, como suas propriedades terapêuticas contribuem muito para a boa digestão.
Após ser ingerido, o limão deixa de apresentar sua propriedade ácida, pois o ácido cítrico, ao entrar em contato com as células no interior do nosso corpo, é oxidado, atuando como base. Somado a isso, ao ser metabolizado, ele estimula a produção de substâncias alcalinas no nosso organismo e contribui até para neutralizar nossa acidez interna.
As propriedades alcalinas do limão dentro do nosso corpo auxiliam na regeneração das mucosas dos órgãos do aparelho digestivo, garantindo seu bom funcionamento. Além disso, a ingestão de limão pode ajudar na cicatrização de úlceras do estômago e até mesmo prevenir sua formação. O limão também combate as fermentações no intestino e a formação de gases; ele é útil para amenizar dores de estômago e contribui para o aumento da produção de sucos pelas glândulas da boca e do estômago e controla o excesso de bile – beneficiando o fígado.
Então, contrariando a lógica da sabedoria popular, o limão é, sim, um santo remédio para má digestão, náusea, azia, dor de estômago e outros distúrbios gástricos.

Limão e a BelezaTudo sobre o limão!

Além de trazer muitos benefícios para saúde, o limão também contribui para nossa beleza.
Porém, antes de qualquer coisa, lembre-se de algo muito importante: o limão pode manchar a pele ao entrar em contato com sol. Por isso, sempre enxágue bem qualquer respingo e, se possível, utilize as dicas de beleza com limão somente à noite.
Tonifica a pele: O pH ácido do limão é um bom ingrediente para tonificar e suavizar a pele. Misture duas colheres de suco de limão com uma colher de sopa de água filtrada e mais um pedaço de algodão. Aplique sobre o rosto e enxágue com água fria. Mantenha a mistura na geladeira para poder usá-la novamente.
Proporciona brilho aos cabelos: O limão é um dos melhores truques para obter um cabelo com brilho. Esprema um limão em um copo e adicione ½ xícara de mel e azeite. Misture-as para formar uma mistura suave. Cubra com um plástico e leve a geladeira por 30 minutos. Aplique nos cabelos recém-lavados. Em seguida lave com shampoo e enxágue bastante.
Ajuda a clarear os cotovelos: Os cotovelos muitas vezes ficam com uma aparência escura, como se eles estivessem sujos, mesmo depois do banho. O limão é um truque que vai servir para clarear a pele do cotovelo. Corte um limão ao meio e coloque no cotovelo por 10 minutos, em seguida lave bem o braço. Repita todos os dias até você perceber que a pele esteja mais clara.
Melhora o hálito: Quer ter um hálito refrescante e sem recorrer sempre à hortelã? Esprema algumas gotas de suco de limão sobre a língua e bocheche bem. Limão diminui o nível de pH na boca e mata as bactérias que causam o mau hálito.
Suaviza os pés:  Encha uma tigela com água morna e acrescente uma xícara de suco de limão, ¼ de xícara de leite e algumas colheradas de azeite de oliva. Mexa bem para misturar os ingredientes e mergulhe os pés no recipiente por 15 minutos. Quando terminar, lave com água morna. Repita este procedimento uma vez por semana.
E você? Costuma incluir o limão no seu dia-a-dia?

Fonte:  Alimentação, Saude e Beleza.


 

 

Nenhum comentário: