11.27.2017

O poder do alho para a saúde e para o emagrecimento

O alho é um conhecido ingrediente usado em receitas variadas. Além do uso como tempero, o alho é rico em substâncias naturais benéficas à saúde humana, que atuam em diversas patologias.

Conhecido desde a antiguidade por seu sabor acentuado e por suas faculdades medicinais, o alho é utilizado em diversos pratos e como agente promotor da saúde, sendo também um importante aliado no processo de emagrecimento. Saiba mais sobre o poder do alho.

O alho e a saúde

Popularmente indicado nos casos de gripes e resfriados, o poder do alho vai muito além dessas aplicações. O poder antibacteriano e antifúngico da alicina e de seus outros componentes, faz do alho um grande aliado contra infecções, quadros inflamatórios e doenças causadas por fungos.
Dentre as principais substâncias encontradas no alho estão as vitaminas A, C, B2 e B6, o ferro, o silício e o iodo, além de aminoácidos e da adenosina, todos com grande importância na promoção da saúde do organismo.

o-poder-do-alho

Dentre os principais benefícios, encontramos:
  • Controle da pressão arterial
  • Redução dos níveis de colesterol
  • Melhoria do funcionamento dos rins
  • Combate aos radicais livres produzidos pelo processo metabólico
  • Atua como agente supressor da dor
  • Combate infecções
  • Combate fungos causadores de doenças de pele
  • Promove a melhoria do trato digestivo e intestinal
  • Promove a melhoria do sistema cardiovascularInúmeros outros benefícios estão associados ao uso do alho, e estudos científicos comprovam a sua eficiência na promoção da qualidade de vida. O poder do alho também ajuda no processo de emagrecimento e da manutenção do peso corporal.

O poder do alho no emagrecimento

Além do seu poder curativo e preventivo, o alho é muito eficiente para a perda de peso. Um dos seus principais agentes, a alicina, responsável pelo forte odor e sabor do bulbo, promove a sensação de saciedade, diminuindo a necessidade do consumo de alimentos.
Outra propriedade dessa substância é a de promover a aceleração metabólica, o que favorece a queima de calorias e a manutenção do peso do corpo. Portanto, acrescentar alho à dieta, além de torna-la mais saborosa, ainda auxilia no combate ao sobrepeso e aos problemas de saúde decorrentes dessa condição.

Como usufruir de todo o poder do alho

Embora o alho possa ser utilizado de diversas formas, algumas delas potencializam o seu efeito medicinal. A mais eficiente é amassar os dentes de alho e deixá-los descansar por cerca de 15 minutos, antes de utiliza-lo para o cozimento. Esse processo fará com que as substâncias naturais sejam retidas em cerca de 75%.
Outra forma de ingestão do alho é através da extração dos seus componentes, que pode ser feita industrialmente e que resulta no óleo de alho encontrado em diversas lojas e supermercados. Nesse processo, o alho é exposto ao vapor e as substâncias são extraídas através da condensação.
É possível fazer esse processo de extração em casa, usando um óleo vegetal como catalisador. Para isso, depois de amassar os dentes e deixá-los descansar pelo tempo recomendado, basta promover a infusão com o óleo, e deixar descansar por alguns dias.

Consumo do alho in natura

Por conta de seu cheiro e odor característicos, muitas pessoas deixam de consumir o alho in natura, ou seja, cru. Essa forma natural, no entanto, é a mais eficiente, pois assim todos as substâncias que compõe o poder do alho serão consumidas diretamente, sem nenhuma perda.
É possível atenuar o cheiro e o gosto do alho misturando-o a algum molho ou ainda com chás e sucos. Alguns tratamentos indicam o consumo do alho cru em jejum, com excelentes resultados tanto para a saúde como para o emagrecimento. Cada pessoa, a partir de seu paladar e de seu gosto pessoal, pode encontrar a melhor forma de consumir o alho.

Não negligencie o poder do alho

Estudos científicos diversos comprovam que nossos antepassados estavam certos em relação ao poder do alho. As receitas antigas, passadas de geração em geração são eficientes e muito importantes para a saúde humana.
Acessível e disponível em todo o Brasil e muito eficaz no combate e prevenção de diversas doenças e patologias, o alho é um aliado natural da qualidade de vida e seu consumo deve ser contínuo e frequente, seja ele cru, como tempero ou ainda em cápsulas, pasta ou em óleo.

Redator Emerson dos Santos


Nenhum comentário: