11.27.2017

Os benefícios da prática de yoga no tratamento para psoríase

Blog Respire - Os-benefícios-da-yoga-no-tratamento-para-psoríase

A psoríase é uma doença crônica que afeta o maior órgão do nosso corpo: a pele. A doença é caracterizada por machucados e manchas avermelhadas, como erosões, sobre a pele, que podem coçar e até mesmo sangrar, dependendo da sua localização e do tipo da doença que um paciente tem. Ao contrário do que muitos acreditam a psoríase não é uma doença transmissível, ou seja, o contato social, que passa a ser evitado por quem acredita nisso, na verdade não é perigoso, já que a doença não irá passar para outras pessoas. Além disso, ela pode ser hereditária e uma vez que alguém a tenha poderá ter sempre, já que aparece em ciclos. Estamos aqui para mostrar que, mesmo se tendo psoríase e convivendo com ela em seu cotidiano, você pode ter uma vida cheia de saúde e de bem-estar – e o yoga pode contribuir muito para isso. Entenda como:
Os principais sintomas da doença envolvem as lesões avermelhadas na pele descamativas, pequenas manchas vermelhas, pele muito ressecada, coceira, facilidade para sangramentos, unhas espessas, amareladas e esfareladas, além de descamações em áreas mais secas, como joelhos, cotovelos e couro cabeludo.
Ainda não se conhece a causa direta da psoríase, mas sabe-se que seu reaparecimento em ciclos na pele de uma pessoa ocorre quando seu corpo está com a imunidade comprometida, como quando um paciente tem uma alimentação não-balanceada, obesidade, tabagismo, portador de HIV, histórico familiar, infecções, frio e alterações emocionais, como depressão e o estresse, fatores muitas vezes causados pela própria existência da doença, já que ela pode alterar a sociabilidade dos pacientes por não se sentirem confortáveis com sua aparência ou, novamente, por acharem que a doença será propagada.
Assim, para se evitar o reaparecimento da doença, deve-se evitar os fatores citados acima, e parte do tratamento para psoríase funciona assim (não deixe de consultar um médico para saber quais tratamentos são mais adequados para a sua situação). É neste momento que a prática yoga e seus benefícios aparecem com força. Por trabalhar com a mente e com o corpo, os exercícios do yoga ajudam o emocional e o psicológico, de forma a evitar o estresse e, por meio da expressão, trazer a consciência do eu.
Para uma pessoa que convive com a psoríase, praticar yoga é descobrir-se e entender-se, é trabalhar o seu bem-estar e melhorar a qualidade de vida. Além de ajudar a reduzir o estresse e a depressão, a prática do yoga reduz as inflamações na pele, provê uma respiração melhor e ainda evita que quadros mais agravados da psoríase ocorram.
Namaste!
post publicado em parceria com o ProgramaQualityCare.com

Nenhum comentário: