9.28.2018

Torcidas organizadas mais importantes do país repudiam Bolsonaro

247 - Em uma avalanche inédita de manifestações políticas, as torcidas organizadas mostram as caras nesse momento conturbado de eleições e de candidatos com pendores fascistas. Praticamente todas as grandes torcidas organizadas brasileiras manifestaram seu repúdio à candidatura de Jair Bolsonaro. A primeira delas, foi a maior do país, a Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians: "É importante deixar claro a incoerência que há em um Gavião apoiar um candidato que não apenas é favorável à ditadura militar, pela qual nascemos nos opondo, mas que ainda elogia e homenageia publicamente torturadores, que facilmente poderiam ter sido os algozes de nossos fundadores".
A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca: "seja apoiando candidatos próprios ou fazendo campanha aberta contra outros, as torcidas organizadas dos principais clubes do país entraram com força no debate eleitoral visando ao pleito do dia 7 de outubro. A primeira manifestação mais enfática em relação às eleições partiu da Gaviões da Fiel, principal organizada corintiana, que na quinta-feira (20) divulgou nota em oposição à candidatura do deputado Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República."
Em pouco tempo, a iniciativa gerou novas manifestações contra o candidato. A Torcida Jovem, principal organizada santista, Os Imbatíveis, do Vitória, e a Jovem, do Sport, também publicaram manifestos contra Bolsonaro. Na próxima semana, a torcida Young Flu, do Fluminense, fará uma manifestação em relação às eleições presidenciais. Segundo Chico Guanabara, conselheiro da organizada, o grupo irá se opor ao candidato "que tem ideologia voltada para o lado fascista".
Segundo a reportagem, algumas torcidas enfrentaram crítica com a manifestação de repúdio. Elas, no entanto, não se intimidaram: "vimos as críticas como normais. Nossa página nas redes sociais é pública e recebemos tanto críticas como elogios. Não temos que agradar todo mundo, já que temos mais de 30 mil associados', disse Richard, diretor de bandeira da Torcida Jovem, do Santos."

Nenhum comentário: