3.10.2008

Pernas saudáveis e livres das varizes

Pernas saudáveis e livres das varizes

Elas são um tormento na vida de qualquer mulher. Além de restringir o uso de saias, shorts e bermudas, as varizes ainda causam dor, formigamento e cansaço. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, cerca de 35% da população brasileira sofre de varizes – um problema que, se não for tratado a tempo, pode evoluir para tromboses, úlceras e hemorragias. Atualmente há vários tratamentos não cirúrgicos, que vão desde massagens até aplicações de injeções que fazem os indesejáveis vasinhos sumirem.

Entre as novidades, a clínica Spaço Vascular, em Botafogo, oferece a escleroterapia com espuma de polidocanol. Desenvolvido na Europa, o método consiste na mistura de duas substâncias químicas – o polidocanol e o gás carbônico – que reagem entre si e assumem a aparência de uma espuma de barbear. Em menos de 30 minutos, o médico aplica o produto nas varizes. A espuma, então, provoca a inflamação das paredes internas da veia doente. Inflamadas, as veias são transformadas em cicatrizes imperceptíveis.

“A vantagem do tratamento com espuma é que ele pode ser aplicado em qualquer tipo de varizes, sem a necessidade de internação, anestesia ou repouso. O tratamento é realizado no consultório e o paciente já retoma suas atividades logo após. A única recomendação é o uso de meia elástica por 20 a 30 dias”, afirma o cirurgião vascular Eduardo Toledo Aguiar, diretor clínico da Spaço Vascular.

A técnica já foi aplicada em países como Itália, Chile e EUA. Estudo dos EUA revela que, dos quase 3 mil pacientes submetidos ao método, nenhum sofreu reação adversa. “As pessoas raramente são alérgicas. Mesmo assim, podem ocorrer, eventualmente, tonturas e distúrbios visuais. Mas, na maioria dos casos, esses sintomas desaparecem após 10 minutos”.

A funcionária pública Susi Rodrigues dos Santos Moraes, 41 anos, sofre desde os 11. Os sintomas se agravaram depois que ela teve o primeiro dos dois filhos. Na época, Susi passou a se queixar de formigamento, dor, inchaço e escurecimento das pernas. Ela pensou em fazer cirurgia, mas desistiu quando soube que os irmãos – que foram operados – voltaram a se queixar das varizes.

“Embora o tratamento ainda não tenha terminado, já estou vendo resultados. A dor passou, o inchaço diminuiu e a pele clareou. Fora isso, não preciso faltar ao trabalho. O melhor de tudo é que, depois de muito tempo, voltei a fazer exercícios, que até pouco tempo eu não conseguia”, avalia a paciente.

Risco na gravidez

A gestação é o fator de risco para o surgimento de varizes. Mulheres com dois ou mais filhos são as mais propensas a desenvolver a doença. Quanto mais gestações, ressalta o médico, mais varizes.

Mas existem alguns hábitos que também podem causar o surgimento ou o agravamento de varizes, como o uso de anticoncepcionais, reposição hormonal e até depilação com cera quente ou excesso de peso na hora da malhação.

Praticante de musculação há 8 anos, a recepcionista Luciana Carvalho, 28, conta que o exagero nos exercícios a levou a desenvolver pequenos vasos. Para amenizar o problema, ela faz drenagem linfática na Essencial Clínica de Estética. “Os vasinhos já estão imperceptíveis”, diz.

Prevenção

Evite ficar muito tempo na mesma posição.
Coloque apoio sob as pernas para dormir com os pés elevados.
Evite uso diário de salto alto acima de 5 cm.
Não fume.
Use meia elástica.
Pratique atividades como natação, caminhada, hidroginástica e ciclismo.

Como tratar

ESCLEROTERAPIA
É indicada para veias menores que 3 milímetros (varizes no grau 1). O procedimento é injetável.

MICROCIRURGIA
Sob anestesia local, o método consiste na retirada das veias dilatadas (varicozas). É indicada para veias com mais de 4 mm (grau 2).

TERAPIA A LASER
Para veias de 1 a 2 mm (grau 1), o indicado é o laser transcutâneo. Para veias com mais de 5 mm (grau 2), utiliza-se o laser endovascular.

DRENAGEM LINFÁTICA
Tipo de massagem que trata e previne formação de pequenos vasos. Regulariza o funcionamento do sistema linfático, diminuindo retenção de líquido.

ENDERMOTERAPIA
É um aparelho de sucção a vácuo que promove maior circulação sangüínea, prevenindo a formação de varizes.

CORRENTE ALTERNADA
Fortalece bem a musculatura, auxiliando na eliminação de líquido e sobrecarga sobre os vasos.

Fonte: Ciência e Saúde

Nenhum comentário: