3.09.2008

Bactéria pode ajudar no tratamento de cálculo renal

Bactéria pode ajudar no tratamento de cálculo renal
Cientistas pretendem usar bactéria como probiótico para tratar cálculo renal.
Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, sugere que a presença de uma bactéria intestinal pode reduzir os riscos de desenvolver cálculo renal.
Segundo os pesquisadores, pessoas que naturalmente carregam a bactéria Oxalobacter formigenes são 70% menos suscetíveis a ter pedras no rim.
As pedras nos rins se formam a partir do resíduo de substâncias que são expelidas pela urina. Cerca de 80% são formadas por um composto chamado oxalato de cálcio.
A bactéria Oxalobacter formigenes consegue quebrar o oxalato no intestino e está presente em uma grande proporção da população.
O estudo, publicado na revista científica Journal of the American Society of Nephrology, afirma que o próximo passo será tentar usar a bactéria em tratamentos probióticos, que estimulam o equilíbrio das bactérias no intestino.
Caso os resultados sejam positivos, a administração da bactéria pode ser usada como tratamento profilático para pessoas com tendência a desenvolver pedras no rim.
"Nossa descoberta tem uma importância clínica em potencial, mas a possibilidade de usar a bactéria como um probiótico ainda está nos estágios iniciais de investigação", afirmou David Kaufman, que liderou o estudo.
Tratamento
Segundo o urologista Derek Machin, do Hospital Universitário de Aintree, na Grã-Bretanha, um tratamento eficaz para pacientes com pedra no rim seria um avanço.
De acordo com ele, as pedras nos rins atualmente são eliminadas com pequenos choques elétricos que as detonam, mas o tratamento nem sempre é eficaz.
Somente no Reino Unido, três em cada 20 homens e uma em cada 20 mulheres sofrem de cálculo renal.
"Para algumas pessoas, o cálculo renal é um problema contínuo ao longo da vida", fiz Machin.
Ainda há muita pesquisa pela frente antes que o uso dos probióticos possa ser testado em pacientes.
Fonte: BBC

Nenhum comentário: