3.11.2008

Vacina contra câncer de colo de útero ( Virus HPV)

Vacina contra câncer de colo de útero protege por mais de seis anos, diz estudo
Imunização já foi aprovada para ser distribuída no Brasil e aguarda definição de preço.
Principal causa do tumor é o vírus HPV, que gera alterações no DNA das células.

» Reino Unido quer parceria sobre Aids e HPV com Brasil

» Câncer é efeito colateral de manipulação genética comandada pelo HPV

Uma única dose da vacina contra o vírus causador do câncer de colo de útero, o HPV, é capaz de manter a mulher protegida por até seis anos e meio, segundo resultados apresentados nesta terça-feira (11) pela farmacêutica responsável por sua produção, a GlaxoSmithKline (GSK). A imunização já foi aprovada para ser utilizada no Brasil e agora aguarda apenas a determinação do preço pelas autoridades responsáveis.

A vacina que será distribuída por aqui já é vendida na Europa e no Japão e oferece proteção contra as quatro versões mais comuns do HPV, que respondem por 80% das infecções.

No caso dos vírus do tipo 16 e 18, todas as mulheres estudadas, entre 15 e 25 anos, apresentaram defesas acima do esperado ao longo de 6,4 anos de acompanhamento. Contra os tipos 45 e 31, a resposta foi um pouco reduzida, mas ainda suficiente para evitar o surgimento do tumor.

Os tipos 18 e 45 geram uma variedade especialmente agressiva do câncer, que ocorre em mulheres mais jovens e é mais difícil de ser pego pelos exames convencionais, como o Papanicolau.
O estudo foi feito no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos, e acompanhou 776 mulheres jovens que tinham participado anteriormente do primeiro estudo de eficácia da vacina.

Os resultados apresentados nesta terça-feira no Brasil foram divulgados na segunda, nos Estados Unidos, no Encontro Anual da Sociedade de Oncologistas Ginecológicos.

O Brasil tem 20 mil casos novos de câncer de colo de útero ao ano.

Nenhum comentário: