3.15.2008

Maraviroque (Celsentri): Nova classe de medicamentos anti-Aids

Medicamento recém-lançado inaugura nova classe de medicamentos anti-Aids
Acaba de chegar ao Brasil um medicamento que inaugura uma nova classe terapêutica no tratamento de portadores do HIV que têm resistência ao coquetel anti-Aids.

O maraviroque (Celsentri) é um antagonista do co-receptor CCR5, uma espécie de "porta" para o vírus nas células sadias. Outro co-receptor que exerce a mesma função é o CXCR4. O novo medicamento é útil apenas para os pacientes que têm afinidade pelo CCR5, ou cerca de 50% deles, segundo a Pfizer, fabricante do produto.

"O maraviroque se conecta ao co-receptor, portanto o vírus não consegue levar seu material genético para dentro da célula", Dessa forma, o HIV não consegue se multiplicar, o que contribui para reduzir a carga viral. "Os estudos mostraram que a contagem viral fica até três vezes menor após 48 semanas de uso".

Para saber se o paciente é portador de HIV com afinidade pelo co-receptor CCR5, é necessária a realização de um exame chamado "teste de tropismo".

Desde 2002, cerca de 2,5 mil pacientes receberam ou estão recebendo tratamento com o medicamento por meio de pesquisas clínicas, inclusive no Brasil.

A aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ocorreu em setembro do ano passado. Ainda não há expectativa de que o remédio será incluído no programa de combate à Aids do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: