3.11.2008

Ganho de peso aumenta o risco de mais de vinte tipos de câncer

Ganho de peso aumenta o risco de mais de vinte tipos de câncer
Relação varia de acordo com o sexo e tipo de tumor.
Proteínas na gordura podem induzir mutações nas células.
Luis Fernando Correia

» Câncer de próstata em idosos pode ser tratado de forma menos agressiva

» Câncer de mama 'aprende' a driblar os tratamentos mais modernos

» Personalidade não afeta evolução do câncer de mama

Pesquisa britânica mostra que o excesso de peso está ligado a mais de vinte tipos de tumores malignos. Médicos da Universidade de Manchester revisaram mais de 140 artigos científicos publicados sobre o tema, desde 1966. O total de casos de câncer, nos participantes envolvidos nas pesquisas, passou de um quarto de milhão de tumores de vinte tipos diferentes.

O principal parâmetro da pesquisa foi o Índice de Massa Corporal, obtido através da divisão do peso, em quilos, pelo quadrado da altura, em metros.

As descobertas da pesquisa
A mais importante observação foi a de que existe uma relação direta entre o aumento do Índice de Massa Corporal e o aumento do risco da ocorrência de câncer. Apesar da relação direta entre excesso de peso e câncer, essa relação varia de acordo com o sexo e tipo de tumor.



A abrangência da pesquisa levantando artigos de várias regiões do globo permitiu a compreensão de que o excesso de peso afeta populações de origens tão diversas, como europeus e asiáticos, da mesma forma.




Os tumores
Algumas relações entre tumores e massa corporal aumentada já haviam sido descritas anteriormente, porém esse foi o primeiro trabalho que a demonstrou em uma variedade de tumores.



Nos homens os tumores de que mais aumentam a sua incidência com aumento de peso são: adenocarcinoma de esôfago, treóide e intestino grosso. Nas mulheres, os adenocarcinomas de esôfago, endométrio, vesicular e rins acontecem mais com o excesso de peso.




O mecanismo biológico
O pesquisador chefe levanta a hipótese de que proteínas liberadas pelas células de gordura em excesso durante anos possam induzir alterações celulares que acabem determinando a ocorrência de tumores malignos.



Prevenção
Pesquisas como essa que esta publicada na ultima edição da revista “The Lancet” podem orientar as políticas de controle do câncer a incluir educação alimentar e atividades físicas.

Nenhum comentário: