3.11.2008

DICAS: VIVER MELHOR, COM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Pequenas atitudes para viver melhor.

Praticar exercícios físicos é uma atividade básica para manter o bom ritmo intestinal, pois acelera a digestão. E é mais fácil do que parece: 30 minutos de caminha diária são suficientes.

Coma devagar.
Comer devagar e mastigar bem são hábitos simples que facilitam a digestão. A mastigação é o primeiro estágio da digestão. Se você engole a comida muito rápido, você perde um passo essencial para o seu processo digestivo.

Siga uma dieta rica em fibras.
Consumir entre 25 e 30g de fibra por dia ajudam a manter um bom funcionamento do intestino. As fibras são encontradas em verduras, frutas, legumes e cereais integrais.

Facilite a digestão.
Os alimentos cozidos no vapor, no forno ou fervidos facilitam a digestão quando comparados às frituras e aos alimentos empanados.

Respeite o sono.
O seu sistema digestivo, assim como você, também precisa descansar. Dormir regularmente entre 6 e 8 horas por noite é suficiente para dar ao seu sistema digestivo o descanso necessário.

Cultive os horários das refeições.
Você costuma pular o café da manhã, comer um salgado no almoço e compensar a fome comendo uma refeição muito pesada logo antes de dormir? Ajude o seu sistema digestivo a fazer o seu trabalho com refeições saudáveis e intervalos regulares entre elas. O ideal é comer em quantidades pequenas de 3 em 3 horas.

Se estresse menos.
Estresse interfere na sua digestão. Por isso, você deve evitar fazer a refeição em um momento difícil. Tente reservar 5 minutos do seu dia para relaxar antes de comer.

Beba Água
Água é vital para a digestão e a absorção da comida que você ingere. Para garantir um bom ritmo intestinal, é muito importante tomar cerca de 2 litros de água ao longo do dia, que equivalem a cerca de 10-12 copos.

Para uma alimentação saudável, tudo gira em torno de equilíbrio, ter uma boa alimentação é o resultado de uma dieta bem equilibrada, que inclua uma ampla gama de alimentos saudáveis em quantidade moderada.

Preencha seu prato com cor vermelho, verde-escuro, amarelo, laranja. Até azul. Pimentas coloridas, batatas doces, cenouras, mangas, tomates, cerejas: todos são alimentos repletos de vitaminas e oxidantes que ajudam a prevenir doenças.

Promova a diversidade de alimentos ricos em energia, funcionais e reguladores: seu organismo precisa de todos eles.

Proteínas ajudam a construir músculos.

Grãos e carboidratos fornecem energia.

Frutas e vegetais fornecem fibras e vitaminas.

Nenhum alimento sozinho proporciona a seu corpo todos os nutrientes essenciais.

Por isso, assegure-se de comer uma boa variedade deles.

Não pule o café da manhã, você já ouviu isso antes, mas vale a pena repetir: o café da manhã deve corresponder a 1/3 dos seus nutrientes e das suas calorias necessárias.

A primeira refeição do dia é uma oportunidade ideal para consumir frutas e sucos frescos, cereais integrais.

Quando você sentir aquela necessidade de comer alguma coisa doce, não ataque bebidas e comidas com muito açúcar e gordura. Opte, no lugar, por um suco de fruta.

Refeições nutritivas proporcionam a você energia boa e duradoura.

Aproveite sua comida.Comer é um dos grandes prazeres da vida.

Faça das suas refeições um horário agradável e relaxe da correria do dia-a-dia.

Esses pequenos hábitos podem melhorar a sua digestão.

FONTE: VIDA SAUDÁVEL

Nenhum comentário: