4.07.2008

Implantação do Sistema de Certificação de Qualidade

Certificação de Qualidade.
Etapas a serem cumpridas para a implantação do sistema de Certificação de Qualidade:

Consciência da Direção da Empresa da importância de criação de um Comitê da Qualidade para fins de Certificação de Qualidade, que deve ter total independência quanto as ações de melhoria da Qualidade.

Definição dos requisitos do Sistema da Qualidade que no mínimo devem conter as exigências da Legislação do setor (regulatório, trabalhista, ambiental e dos ministérios envolvidos), além das normas e regulamentos técnicos aplicáveis
.
Padronização mínima da Documentação e dos Registros que comporão o Sistema da Qualidade, e se possível a estruturação de um conjunto de documentos mínimos para a Empresa.

Treinamento e Capacitação dos setores da Qualidade que terão por obrigação implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema da Qualidade da Empresa,

Capacitação de uma equipe de auditores que avaliarão o Sistema da Qualidade desenvolvido.

Estabelecimento das regras de conduta desses auditores, bem como de uma sistemática de monitoração da performance destes.

Definição das obrigações da Empresa, antes destes solicitarem as auditorias de certificação do Sistema da Qualidade.

Estruturação do comitê de Certificação que, em última instância, terá a responsabilidade de validar os relatórios de auditoria e emitir o Certificado.

Estruturação de uma sistemática de atendimento das reclamações dos clientes, ligado diretamente ao Comitê de Certificação se utilizará destas informações para assegurar ou não manutenção do Certificado de Qualidade.

Nenhum comentário: