4.11.2008

Peptídeo C5A do vírus da hepatite C tem potente atividade antiviral contra HCV e HIV

Peptídeo C5A do vírus da hepatite C tem potente atividade antiviral contra HCV e HIV

Publicado em 04/02/2008Nova York – De acordo com uma recente pesquisa, um peptídeo sintético derivado de uma proteína do vírus da hepatite C (HCV), chamado C5A, tem um modo único de ação viricida que separa as partículas HIV e HCV não infecciosas.

Dr. Francis V. Chisari, do Scripps Research Institute, em La Jolla, Califórnia, e colaboradores relataram no PNAS Early Edition em 1º abril que o C5A parece representar o protótipo de uma nova geração de agentes antivirais que promovem a prevenção e o tratamento do HIV.

C5A é um peptídeo em alfa-hélice com regiões hidrofílicas e lipofílicas que derivam da membrana do HCV. Os autores acreditam que o peptídeo C5A é viricida para HCV e HIV por inserir sua estrutura dentro das camadas lipídicas que envelopam ambos os vírus causando uma torção, destruindo-as e tornando os HCV e HIV não infecciosos.

Eles verificaram que o C5A previne a infecção de macrófagos, células dendríticas e linfócitos T (CD4), bloqueando a transmissão pelas células dendríticas e a transmigração através das células epiteliais genitais.

Destruindo HIV e HCV fora das células, o C5A pode prevenir a difusão viral para células não infectadas. Além disso, por atingir a membrana lipídica viral, diferente dos outros tratamentos, o C5A pode ser usado em combinação com drogas convencionais para prevenir a difusão dos vírus que são resistentes às drogas. Como destrói os vírus ao contato, o C5A possui também uma capacidade única, microbicida de prevenir a transmissão sexual do HIV e HCV.

Nenhum comentário: