4.11.2008

FDG-PET detecta recidiva de câncer colorretal precocemente

FDG-PET detecta recidiva de câncer colorretal precocemente

De acordo com pesquisadores franceses, o uso de tomografia com emissão de pósitron com 18-fluorodeoxiglicose (FDG-PET) é um método prático para a detecção precoce de recorrência de câncer colorretal.

Dr. Iradj Sobhani disse à Reuters Health que o estudo mostrou que novos métodos de imagem permitem a detecção precoce de recorrência de tumores colônicos ou retais após tratamento. Essa técnica é baseada em uma observação simples: células tumorais precisam de mais açúcar do que as células normais.

No volume de março do British Journal of Cancer, Dr. Sobhani, da University of Paris, e colaboradores notaram que a maioria dos estudos de FDG-PET mostrava sua utilidade no diagnóstico inicial de pacientes com câncer colorretal que eram submetidos à abordagem convencional.

Os investigadores estudaram, então, prospectivamente 130 pacientes que foram submetidos à cirurgia curativa e foram randomizados em um acompanhamento convencional com raios-X, tomografia computadorizada, além de outros procedimentos, com e sem FDG-PET, aos 9 e 15 meses.

De 125 pacientes, 23 apresentaram recorrência pelo FDG-PET e 21 pelo mecanismo convencional. Apesar de não haver diferença significante, FDG-PET detectou os tumores após 12,1 meses, em média, comparado a 15,4 meses do grupo convencional.

Foi factível a cirurgia curativa em dez pacientes do grupo PET (43,5%) contra apenas dois do grupo convencional (9,5%).

Dr. Sobhani avalia agora se realizar FDG-PET sistematicamente a cada 6 meses após cirurgia curativa de câncer de cólon é custo–eficaz.

Nenhum comentário: