11.29.2008

Valorizando a auto-estima

A auto-estima é a valorização subjetiva que você faz de si mesmo em função dos seus atos, da sua relação com os outros e com o que está à sua volta. A auto-estima não é algo que você tem ou não, mas sim uma construção própria que nasce, cresce ou diminui a partir do modo como você interpreta as situações. Se você aprender a ver as suas experiências de forma positiva, reforçará todos os dias a imagem que tem de si mesmo, ou seja, sua auto-estima.

1-Antes de dizer uma frase de reprovação para si mesmo, pare e inverta o sentido. Transforme essa "frase lapidar" em um comentário positivo.
Antes de se criticar porque "nada dá certo", pense bem. Você verá que não é bem assim. Portanto, não diga frases desse tipo.
Veja tudo de modo positivo. Você pode dizer a si mesmo "as coisas dão certo quando eu me esforço e gosto de fazê-las".

2-Não use as palavras "sempre" ou "nunca" para se referir a si mesmo. Use "às vezes", "em certos momentos" ou expressões similares.

3Não use palavras ofensivas para se referir a si mesmo.
Se você não faz isso com outras pessoas porque sabe que elas ficarão magoadas, por que faria isso com você mesmo?
Insultar-se, mesmo que em voz baixa, é abrir a porta para tolerar a ofensa de outras pessoas.

4-Não dite "regras universais" elaboradas a partir de experiências ruins. Se você não se deu bem com determinada pessoa, isso não tem por que se repetir em outras circunstâncias ou em outras relações.

5-Não seja radical, vendo ou avaliando tudo como branco ou preto, a favor ou contra, bom ou mau. É pouco provável que as situações, os atos ou as relações tenham apenas um aspecto. Faça um esforço para perceber o lado positivo e negativo de cada caso.

6-Não se sinta culpado por tudo. Você é responsável pelo que faz e pela maneira como reage aos atos de outras pessoas, não pelas decisões e atitudes dos outros.

7-Ao acordar de manhã, olhe para si mesmo de forma positiva e diga alguma coisa boa sobre você. Lembre-se disso várias vezes ao longo do dia.

Fonte: www.sabido.com.br

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá, uso cocaina desde 2011 um (amigo) que hoje não usa mais me apresentou isso que ta acabando com minha vida, tenho 23 anos apenas os amigos sabem que uso mas não estou conseguindo ficar mais que 2 semanas sem usar e quando uso é muito intenso fico até o amanhacer na rua bebendo e cheirando sempre nos fim de semana ou as vezes na semana e acabo faltando meu trabalho pois fico muito louco e naõ consigo trabalhar,só paro de usar quadno acaba e o traficante não me atende mais porque acabou, já passei por muito perrengue, fico cansado,sonolento alguns dias depois,quero compartilhar aqui com vcs miinha dor consegui ficar 25 dias sem usar mas tiver que parar de beber é só beber que vem a vontade.

Anônimo disse...

Sei o que vc está passando...

Anônimo disse...

Hoje estou dando um basta nessa vida de viciado ando usando escama de peixe a 3anos ja perdi meu carro minha loja ja gastei uns 30.000 estou na pior sou casado tenho 3filhos eles nao sabem desse vicio estou paparando pois quero curtir minha familia e a droga me afasta deles vou fazer de tudo que Deus nos abençoe

Anônimo disse...

É meus companheiros, estou aqui porque minha esposa me deu um aviso há uns 40 minutos, eu paro de cheirar ou ela me larga. E vivemos bem, ela é linda, me ama e eu a ela.

O duro é isso tudo que já disseram, se fosse ruim não vendiam milhares de toneladas todo ano. Eu parei uma vez aos 20 anos, fiquei uns 13 anos sem chegar perto.. fui dar uma brincada em uma festa com os amigos.. me ferrei. Meu trabalho esta prejudicado... minha mulher desanimada pq acha que eu não vou parar.. fora vergonha na cara, que não dá vontade de ter.. eu não conheço nada que ajude a parar.. BOA SORTE PRA NÓS

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi pessoal estou usando, a alguns meses, sou participante de uma igreja, e sou músico dá igreja tenho família e filho, olha comecei a usar e no princípio estava me dando alegria e euforia, agora está me dando um vazio é algo estranho tipo angústia, isso acho q é o momento q a droga começa a te pegar aos poucos te deixando pra baixo, te derrubando aos poucos até ela te dominar.. resolvi dar um basta. Esses amigos q usam já vou me afastar, e já estou entrando em uma academia junto de meu filho. Gente não ofereçam isso pra ninguém vc não sabe o q isso pode fazer com um ser humano cada um tem uma reação...

Unknown disse...

Olá amigos, estamos com um grupo no whatsapp com diversas experiencias, pessoas que ainda usam drogas mas querem se livrar, e é uma oportunidade legal de conversar, desabafar, afinal é um espaço onde muitos estão na mesma situação e precisando de apoio, e outros que já passaram pelo vicio e estão tentando ajudar. Se quiser entrar no grupo é só acessar pelo link direto do grupo do whatsapp:

https://chat.whatsapp.com/4iXzUWhSoPU2ZhrXWttpJP

Esperamos vocês

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo 45 disse...

Eu tbm não estou aguentando me ajuda por favor cheiro tem 21 anos me ajuda por favor tem 38 anos e uma família linda por favor......

Unknown disse...

Viva as pessoas, algo incrível aconteceu há poucos dias. Meu marido que já se divorciou de mim voltou .... Todos os agradecimentos especiais a lovesolutiontemple1@gmail.com, um padre com poderes de diferença que me ajudam a trazer de volta o meu marido em apenas alguns dias, ele é um grande sacerdote poderoso, ele pode conceder ajuda em qualquer tipo de problema de relacionamento, ele é honesto e faz o que ele diz que vai fazer, ele me deu muita confiança quando eu o conheci e falo com ele em vídeo, ele trouxe meu marido de volta para casa, PRIEST MANUKA é ótimo ...... lovesolutiontemple1@gmail.com// facebook padre manuka.