11.29.2008

Como aumentar o nível de felicidade

Resumo

Esta é uma lista de atividades que a ciência pesquisou e percebeu que causam um resultado imediato no nível de felicidade.

Por muito tempo a ciência considerou que cada um tinha uma "cota" de felicidade natural, mas pesquisas em psicologia vem demonstrando que a felicidade pode ser adquirida. Voce pode intencional e voluntariamente criar mais felicidade.
Você precisa de

Separar um tempo para escolher e colocar em prática ao menos uma dica por dia.
Passos

1- Induza sentimentos de felicidade exercendo influência direta sobre o corpo
Eleve os cantos da boca e sorria com os olhos fazendo as ruguinhas de alegria. Há uma íntima conexão entre mente e corpo, e por conta disso seu cérebro "lê" o comportamento de sorrir e produz endorfinas, o resultado é uma sensação boa.

2- Perceba racionalmente os seus sentimentos
Combine com voce mesmo que não quer sentir raiva, decepção, etc. Isso possibilita reagir de modo mais adequado e não ter explosões emocionais.

3- Aprenda a desfrutar momentos de felicidade.
Descubra cada vez mais nuanças em um buquê de vinho. Conheça melhor a outra pessoa a sua frente e inicie uma amizade. Admire diariamente a luz do amanhecer. Etc.

4- Não adie nada que possa lhe proporcionar alegria
Nunca se sabe o que pode acontecer amanhã, se voce tem uma oportunidade de fazer algo bom por voce hoje, faça!

5- Imagine-se em uma posição fora de sua própria vida
Faça o exercício da "sacada". Imagine-se em uma sacada, olhando para voce em seus problemas. Isso facilita relativizar preocupações e sofrimentos e perceber como essas questões ficam pequenas quando vistas de fora.

6- Repita
Quanto mais os neurônios são estimulados mais a conexão se torna sólida. Repita tudo o que voce considera interessante ser consolidado em sua vida. Palavras, atitudes, imagens, etc.

7- Seja curioso
Curiosidade e entusiasmo estão diretamente relacionados. Quem sente curiosidade sobre um assunto é capaz de se entusiasmar facilmente com outras coisas. Procure se interessar pelo detalhes das coisas. Tenha em mente sempre perguntas que lhe traga curiosidade: Como funciona? Como é? Qual a estória por trás?

8- Tenha sempre atividades
A natureza nos premia quando levamos uma vida ativa. Force-se a atividades que voce sabe que podem lhe agradar. Com certeza voce sairá de casa com expressão de "Ai meu Deus", mas voltará com a expressão de "Ainda bem que eu fui".

9- Faça exercícios meia hora por dia
Exercícios físicos aliviam a depressão pois depois de 20 minutos de atividades ritimadas seus cerebro produz endorfinas, que são antidepressivos naturais.

10- Aprenda a apreciar o encanto do imprevisto
Sempre que o imprevisto lhe aparecer tente completar a frase: "não esperava por isso, mas foi bom porque......" .

11- Lembre com mais freqüência dos bons momentos
Para aumentar a sensação de satisfação tire alguns minutos por dia apenas para se lembrar dos bons momentos da sua vida.

12- Medite
Dirigir a percepção para um foco simples permite a pessoa esquecer o próprio eu e vivenciar sentimentos de euforia. Tranqüiliza o espírito e relaxa o corpo.
Ex. Fixar-se na cadencia da respiração.
Importante

Se voce decidir que quer ser mais feliz, esta é uma decisão muito importante pois requer, dedicação, esforço e tempo, mas trará resultados positivos.

Nenhum comentário: