8.16.2009

Álcool a 70% possui concentração ótima para atividade bactericida

O álcool comum (geralmente 96%) é capaz de fixar a bactéria (ou seja, "colar" a bactéria na superfície q foi limpa), mas não a destrói.
Já o álcool a 70% (70 de álcool e 30 de água) é capaz de destruir (parcial e temporariamente) bactérias.

Álcool a 70% possui concentração ótima para atividade bactericida, pois a desnaturação das proteínas do microrganismo (atuam na membrana plasmática ou parede celular bacteriana, inibindo sua síntese e provocando sua destruição) faz-se mais rapidamente na presença da água, porque a água facilita a entrada do álcool para dentro do microrganismo, o álcool a 70% também é viruscida.

Alcoóis nas concentrações de 70% e 92% tem excelente atividade contra bactérias gram positivas e negativas, boa atividade contra Mycobacterium tuberculosis, fungos e vírus, além da viabilidade econômica.

O álcool tem a grande vantagem de ser volátil, ou seja, seca (evapora) muito rapidamente. É de fácil uso e é compatível com metais.

Estudos mostram a redução de 99% da flora da pele, sendo de baixa irritabilidade cutânea, principalmente quando utilizado com um emoliente (1% de glicerol).
Uma fricção de um minuto com álcool 70 em quantidade suficiente para molhar as mãos completamente, tem se mostrado como o método mais efetivo para anti-sepsia das mãos. A lavagem das mãos com álcool 70 durante 3 minutos é tão eficaz como 20 minutos de escovação.

A diferença é a procentagem de álcool.
Álcool 70 corresponde a 70% etanol + 30% água; já 96 corresponde a 96% etanol e 4% água.
É usado porque mantêm as mesmas propriedades desinfetantes, sem no entanto, correr o risco de combustão ou dano ao organismo.

Fonte: Internet

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bemtudo saber Que eu Precisava !
Cleidiane

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

BOASPRATICASFARMACEUTICAS AGRADECE A SUA VISITA.

Anônimo disse...

O álcool 70 tem ativida sobreovirus hepatite b?

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Qualquer virus quando em vitro não resiste a nenhum bactericida. A grande resistência dos virus se dá quando ele estão dentro das células "In vivo"

Ary Nascimento disse...

Excelente e esclarecedora postagem..

Muito bom esse blog.
Parabéns.

Aproveito para sugerir uma matéria sobre a ação da Polivinilpirrolidona (PVPI) tanto alcoólico, quanto degermante quanto tópico, em que momento usar cada um e a diferença desta classe para a clorexidine.

Abçs!!!

Anônimo disse...

Oi, eu comprei um álcool gel e ele é 67°... Tem diferença, em relação à eficácia?? Obrigada