4.20.2010

Dor abdominal

Dor abdominal pode ser um sintoma associado a distúrbios transitórios ou a doenças mais graves. O diagnóstico definitivo da causa da dor pode ser difícil, pois muitas doenças podem apresentar sintomas semelhantes, incluindo doenças funcionais (como a síndrome do intestino irritável), que podem levar a dores crônicas de localização variada e até migratória, sem qualquer anormalidade em exames complementares.
Wikipédia
Gastroenterologia: Síndrome do Intestino Irritável


O paciente procura um serviço medico relatando dor abdominal, constipação ou diarréia, flatulência, que alivia com o ato de defecar, apresenta fezes endurecidas/diarréia. , dor epigástrica.

Diante do exposto deve-se fazer uma abordagem da vida do paciente no tocante ao aspecto físico,perda de peso,, idade do paciente, profissão, levando-se em conta o aparecimento dos sintomas, duração, hábitos alimentares, perfil emocional ,uso de medicação, qualidade de vida.

Os sintomas são mais acentuados com a ingesta de alimentos e a vida estressante do paciente.

Exame físico:

Localização da dor, duração, se piora com alimentação, se melhora com eliminação de gases

Devemos valorizar a queixa do paciente, e através da relação medico-paciente, pedir os exames que se julga necessario, para afastar causas que podem levar a estes sintomas.descartando-se assim as doenças orgânicas.que muitas cursam com os sintomas referidos.

INTERROGATÓRIO CLINICO DO PACIENTE

Pesquisar tempo e duração dos sintomas.

Quantos dias passa sem defecar Há alternância com evacuação normal e diarréia. Aspecto das fezes As evacuações são acompanhadas de cólicas Tem sensação de peso no reto Observa sangue nas fezes, pus, ou muco Apresentou febre Tem astenia, seu apetite esta conservado, apresentou emagrecimento.

PODEMOS SOLICITAR A CRITERIO CLINICO

Hemograma Sumario de urina Parasitológico de Fezes/pesquiza de sangue oculto- com a finalidade de afastar parasitoses intestinais .doenças do colon Colonoscopia Rx do abdomem. Endoscopia Teste de tolerância a lactose. Ultrasonografia do abdomem total.

Tratamento:

Como não existe tratamento especifico para a SII. Tratamos somente a sintomatologia apresentada pelo paciente através de medicação especifica. Correção dos hábitos alimentares.(avaliação c/ Nutricionista) Apoio psicológico em suas varias modalidades.

Bibliografia:

Terapêutica em gastroenterologia-Antonio Frederico N. Magalhães. Revista Brasileira de Medicina- vol. 59 –2002. Gastrenterologia Prática- Djalma Vasconcelos

Fonte: Severino R. de Figueiredo

Nenhum comentário: