10.20.2010

Laboratório Abbott retira sibutramina do mercado nos EUA e Canadá

Abbott também recolheu da Austrália a droga que auxilia a perda de peso

Estados Unidos - O laboratório Abbott, responsável pela fabricação da sibutramina nos Estados Unidos, informou que vai retirar o medicamento do mercado nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. O remédio, popular no Brasil, é utilizado para auxiliar no controle de peso. Existe ainda a possibilidade de que o medicamento seja vetado em outros países.
O laboratório farmacêutico tomou a decisão após solicitação da agência norte-americana FDA (Food and Drug Administration). A entidade baseou-se no estudo SCOUT (Sibutramine Cardiovascular Outcomes Trial), que reúne dados de 10 mil pacientes com histórico de doença cardiovascular.
Problema cardiovascular
Os consultores avaliaram resultados preliminares, que indicaram aumento de 16% de risco de problemas cardiovasculares em pacientes que utilizaram a sibutramina.
A presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Rosana Radominski, é contra as medidas. “Trata-se de um medicamento eficaz e seguro no tratamento da obesidade, quando bem indicado, respeitando-se as contraindicações. Estão prestando um desserviço”, afirmou.
Nos países onde a Sibutramina foi retirada do mercado, os médicos foram advertidos a pararem de prescrevê-lo aos pacientes. No Brasil, o medicamento é vendido com receituário especial.

Nenhum comentário: