9.15.2011

Ciclo hormonal pode afetar os sonhos

Graças aos hormônios, mulheres têm sonhos mais reais e selvagens do que os homens

Arquivo
RIO - Sabe aquele sonho tão real que faz você acordar em ação? Pois é, pesquisas publicadas no jornal britânico "Daily Mail" mostram que o ciclo hormonal pode afetar os sonhos e, por isso, os femininos são tão coloridos e reais e os masculinos tão... sem graça.
- As mulheres tendem a viver uma variedade maior de sonhos que os homens - diz o pesquisador Kelly Bulkeley.
- Tendemos a ter mais pesadelos antes da menstruação - explica Davina Mackail, autora do livro "The Dream Whisperer". '
Estudo da Universidade West of England, em Bristol, sugere que mudanças na temperatura do corpo feminino causadas pelo ciclo menstrual são o caminho para sonhos particularmente coloridos: a temperatura corporal aumenta depois da ovulação e diminui pouco antes da menstruação.
- Mulheres no período pré-menstrual tendem a sonhar mais agressivamente e a lembrar mais dos sonhos - acredita a autora do estudo Jennie Parker.
Na gravidez, os níveis de hormônio aumentam e as mulheres passam grande parte da noite no sono REM (rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos), estágio de sonhos mais vívidos, segundo a especialista em sono Victoria Dawson, coautora do livro "Insomnia: The Essential Guide".
- O consumo de queijo à noite, álcool, cigarros, cafeína e chocolate sempre foi associado aos pesadelos, mas não há uma substância específica em nenhuma dessas coisas que interfira na qualidade dos sonhos - explica Davina Mackail. - De fato, todas são substâncias de difícil digestão que podem mudar o padrão de sono, podendo nos fazer acordar durante a fase REM.
Entre os sonhos mais comuns das mulheres estão os clássicos ficar nua em público (indica sentimento de vulnerabilidade), ser perseguida (fuga de algum tema ou situação difícil), cair (fora de controle ou sentimento de inferioridade), voar (se estiver gostando significa que está no controle da situação; com medo quer dizer que teme mudanças), ou ver os dentes caindo (reflete ansiedade).
O Globo

Nenhum comentário: