9.14.2011

Chá branco combate câncer, colesterol e emagrece


Rio - O chá branco, cultivado na província chinesa de Fujian, auxilia no emagrecimento, equilibra o sistema imunológico, combate os radicais livres e tem efeito antioxidante, de acordo com a farmacologista e bioquímica Lucyanna Kalluf. Mas estes são só alguns dos inúmeros benefícios do produto chinês. "O chá branco também diminui o colesterol ruim, fortalece as artérias e previne problemas cardiovasculares", enumerou Lucyanna.
O poder do produto se deve a ele ser o chá menos processado entre os demais e as folhas serem apenas cozidas e secas, diferente dos chás verde e preto, segundo informações do site Body + Soul. De acordo com Luciana, o chá branco concentra uma quantidade surpreendente de polifenóis e catequinas - antioxidantes termogênicas capazes de acelerar o metabolismo. "Para preservar estes princípios ativos, o processo de secagem é 100% natural e as folhas não são fermentadas ou torradas", explicou ela.
Pesquisas na Universidade do Estado de Oregon, nos EUA, descobriram que o alto teor de polifenóis do chá branco faz com que ele seja mais eficaz do que o chá verde na inibição de mutações do DNA, portanto, combate o câncer. De acordo com a farmacologista, o chá branco chega a ter 40% mais polifenóis e catequinas do que os outros chás.
De acordo com o site Body + Soul, um estudo de 2009, da Universidade UK do Reino Unido, descobriu que as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do chá branco poderiam reduzir os riscos de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, artrite reumatoide e retardar a quebra de elastina e colágeno da pele. Segundo pesquisas da Universidade do Estado de Oregon, o alto teor de polifenóis do chá branco faz com que ele seja mais eficaz do que o chá verde na inibição de mutações do DNA, prevenindo o câncer.
No combate ao câncer e a outros problemas de pele, o chá branco também é eficiente. Segundo Lucyanna, o composto protege a pele dos efeitos nocivos do sol e melhora a defesa das células contra os raios ultravioletas B, responsáveis pela vermelhidão. "O chá também age como um antigripal, previne a formação de placas e cáries nos dentes", completou.
Contraindicação
Segundo a farmacologista e bioquímica, Lucyanna Kalluf, as pessoas sensíveis à cafeína e que têm problemas gástricos, como gastrite ou úlcera, devem evitar o uso do chá. Para hipertensos, o produto também não é recomendado, afirmou ela.
De acordo com informações do site Body + Soul, o chá branco contém cerca de 15 mg de cafeína; enquanto o chá verde tem cerca de 20mg a 30mg e o chá preto cerca de 40mg a 60mg. Mesmo assim, quando há sensibilidade ao estimulante, o chá não deve ser ingerido.
O chá
Lucyanna conta que as folhas são colhidas ainda muito jovens, antes mesmo de começarem a entrar no processo de oxidação e fotossíntese, e estão ainda cobertas por uma penugem esbranquiçada, por isso o nome chá branco.
As três principais variações do chá branco são: agulha de prata - o chá branco de qualidade mais alta, feito a partir dos botões da planta -, peônia branca - contém botões e as folhas e tem o gosto mais forte -, sobrancelha vida longa - feita a partir de restos de folhas, após a agulha de prata e peônia branca serem colhidas.
O Dia

Nenhum comentário: