9.16.2011

A felicidade está nas pequenas coisas (nos detalhes)

Olhando para uma praia não costumamos pensar na importância de cada grãozinho de areia ou de cada litro de água do mar. Nosso cérebro não está acostumado a pensar nos detalhes, só se interessa, num primeiro momento, pelo conjunto



Na vida é mais ou menos a mesma coisa, os detalhes são deixados de lado, tanto para o bem quanto para o mal. Raras vezes percebemos a felicidade que é um banho gostoso depois de suar, uma cama macia quando o corpo está cansado ou a família reunida só para comer pizza.
Se sentimos prazer nas pequenas coisas não curtimos o tempo suficiente nem a sua extensão. Sabemos que ficamos felizes, mas não percebemos o porque nem os detalhes desta emoção.
Talvez porque nós gostamos de sentir emoções grandiosas, com coisas que impactam os olhos e a imaginação. Um passeio não pode ser só gostoso, tem que ser ótimo; um carro para nos dar prazer tem que ser de luxo e uma pessoa, para ser especial, tem que ser perfeita.
No amor é a mesma coisa, os detalhes só aparecem quando o amor azeda. Aí tudo merece atenção e censura. As pequenas coisas ruins ficam tão salientes que saltam aos olhos.
Só que a felicidade não é feita de coisas grandes, mas das miudezas dos momentos e sensações que no conjunto nos fazem sentir o que acreditamos ser a  felicidade, e é tão poderosa que pode marcar toda uma vida. É um sentimento que nasce a partir de coisas que acontecem no dia-a-dia e nada tem a ver com ter dinheiro ou bem material.
A felicidade é tão simples que somos capazes de passar por ela e nem perceber. Tanto que não é difícil ouvir alguém comentar eu era feliz e nem sabia. Mas para encontrar a verdadeira felicidade é preciso ver o mundo de forma positiva.
Algumas experiências revelam que as pessoas que se sentem felizes demonstram abertura para perceber a vida em todos os seus aspectos, disposição para ajudar os outros, grande compaixão e alto grau de altruísmo.
Para ser feliz, a condição é mudar a expectativa que se tem das coisas. Pessoas que querem muito ou esperam muito dos outros e das coisas têm poucas chances de sentirem com frequência a sensação de felicidade. Pensar positivo ajuda e acaba se refletindo em absolutamente tudo na vida.
Para ser feliz não é preciso aceitar o medíocre. Mas é necessário perceber que são as pequenas coisas que proporcionam a felicidade, entre elas, a liberdade, a amizade, o amor e a capacidade de fazer alguém muito feliz.
Um pensamento lindo de Carlos Drummond de Andrade serve para embalar a busca pela verdadeira felicidade: "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.
Lícia Egger - licia.egger@ig.com.br

Nenhum comentário: