9.15.2011

CRESCE A DIABETES NO MUNDO

Epidemia

Diabetes afeta 366 milhões de pessoas em todo mundo

Dados divulgados nesta terça-feira apontam que a doença virou uma epidemia global que não para de crescer

Controle do diabetes: pacientes com a doença devem monitorar as taxas de açúcar no sangue constantemente Controle do diabetes: pacientes com a doença devem monitorar as taxas de açúcar no sangue constantemente 
De acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Federação Internacional para o Diabetes, cerca de 366 milhões de pessoas no mundo vivem hoje com a doença -- que já mata uma pessoa a cada sete segundos. O diabetes é considerado pelo órgão como um "desafio massivo" para os sistemas de saúde.
A grande maioria dos pacientes de diabetes sofrem com o tipo 2 da doença – relacionado à má alimentação, obesidade e sedentarismo. O problema tem se espalhado à medida que as populações dos países em desenvolvimento adotam os hábitos de nutrição menos saudáveis. Para conter o avanço da epidemia, a Federação pede que os países adotem medidas mais concretas de prevenção e que se aumente os investimentos em pesquisas sobre a doença.
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de açúcar no sangue. O tipo 1 é mais comum entre crianças e jovens adultos, que são incapazes de produzir insulina. Já o tipo 2 é desenvolvido por adultos durante a vida e está, normalmente, relacionado à obesidade. Entre suas complicações estão doenças cardíacas e derrame, danos aos rins ou nervos, além de cegueira. Estima-se que cerca de 4,6 milhões de pessoas morram todos os anos no mundo em função da doença e que os sistemas de saúde gastem cerca de 465 bilhões dólares no tratamento dos dois tipos de diabetes.
Publicação - Os novos dados sobre a prevalência e o custo do diabetes, que foram apresentados durante o Congresso da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes, serão publicados na quinta edição do Atlas do Diabetes, um guia autorizado, emitido pela Federação Internacional para o Diabetes. A edição anterior, de outubro de 2009, havia estimado o número de diabéticos em 285 milhões para 2010. Mas um estudo separado publicado na revista médica The Lancet em junho deste ano já havia apontado a existência de 347 milhões de doentes.
Folha
 

Nenhum comentário: