9.13.2011

VOCÊ E SEU COLEGA DE TRABALHO SE APAIXONARAM! E AGORA?

faixa_saude.png
Você e seu colega de trabalho se apaixonaram! E agora?
Veja o que vocês devem fazer, como devem se comportar... Afinal, ninguém está livre de se apaixonar por alguém do trabalho, não é?

Você convive com aquela pessoa durante a maior parte do seu tempo. Ela sabe quando você está de mau humor, quando tem problemas, quando vai viajar, quando está com fome, enfim, as relações entre colegas de trabalho são cada vez mais íntimas. É muito comum que os relacionamentos ultrapassem a questão profissional e passem a ser de amizade.

Mas, e quando o excesso de companheirismo se transforma em paixão? Uma pesquisa feita pela instituição norte-americana Shere Hite mostrou que 42% dos trabalhadores entrevistados já tiveram algum relacionamento no trabalho. Desses, a metade se casou e 35% afirmaram esconder o namoro, até porque, muitas empresas não aceitam a relação amorosa entre os seus funcionários.

“Hoje em dia há uma convivência muito maior com colegas de trabalho do que com amigos e familiares. Com isso, a chance de aproximação aumenta. O que as empresas precisam entender é que todos têm o direito de construir relações afetivas", defende a pedagoga Sheila Rigler.

Para evitar que os relacionamentos causem problemas, muitas empresas adotam algumas normas. Uma delas é a permissão do namoro entre pessoas de departamentos distintos. Caso haja interesse por alguém do mesmo setor, eles escolhem um dos envolvidos para trabalhar em outra seção.

De acordo com a estudiosa, o segredo está no comportamento dos envolvidos: “Claro que é importante ter uma postura adequada, até mesmo para evitar comentários maldosos. Os casais devem ser discretos e não ficar com intimidades perto dos outros colegas. Eles têm que saber separar a vida profissional da pessoal para não colocar o emprego em risco".

Algumas dicas para ter um bom relacionamento dentro da empresa:

- Procure saber se existe uma política sobre envolvimentos amorosos na sua empresa.

- Para que não haja comentários maldosos, nunca perca o foco do trabalho. Sempre que possível, mostre produtividade.

- Não troque beijos e abraços com a pessoa. Seja discreto quando for falar algo com o parceiro.

- Use sempre o e-mail pessoal se tem interesse em mandar algo.

- Em festas e confraternizações, o casal deve interagir com os outros funcionários.

Sou casada e me envolvi com um colega do trabalho


“Tenho 28 anos sou casada e há7 meses me envolvi com um colega de serviço. Temos um acordo somente sexo, mas muitas das vezes sinto q ele se afasta por estar com medo de envolver. sinto que devo parar os encontros mas sinto falta quando nos afastamos.Será q isso é indicio de algum sentimento a mais?Por favor me ajude” - Diana
Cara Diana,
28 anos não é? Interessante. Esse é um dos motivos que me faz ter convicção de que as pessoas somente deveriam se casar depois dos 30 anos. Hoje em dia o apelo sexual é enorme e somos suscetíveis a ele. Sua juventude atiçou sua libido e, por um ou vários fatores que irei enumerar aqui, você se sentiu impelida a cometer um adultério. Para levar a cabo seu intento escolheu um colega de trabalho, não detalhou se ele é casado ou solteiro. Mesmo assim acho uma péssima escolha. Mesmo ele sendo solteiro, o que eu duvido muito, vocês estão correndo o risco de se expor no local de trabalho. Uma irresponsabilidade de ambas as partes.
Você relatou sentir que ele se afasta por medo de se envolver. Ele nunca disse isso, você sente, ou acha que esse é o motivo. E principalmente sente falta dele, não especificou se sente falta dele na cama, do sexo dele, ou dele como pessoa. Sua pergunta é: será que isso é indicio de algum sentimento a mais?
E eu pergunto: Sentimento seu ou dele?
Faltaram alguns detalhes no seu relato. Por isso irei elocubrar sobre as hipóteses, mas irei primeiro dizer qual linha de pensamento eu penso que se encaixa no caso.
1) O colega de trabalho de Diana esta se afastando e ela tem medo de estar apaixonada.
Resposta:
Obviamente você está apaixonada por ele. Mulher não trai apenas por sexo, mulher se envolve. A meu ver você propôs apenas sexo para esse homem tentando atraí-lo na esperança dele gostar muito e se apaixonar. Acho que esse pensamento é de uma ingenuidade pueril. Homem não vê problemas em ter apenas sexo com uma mulher, sabendo disso desde o começo ele dificilmente se apaixona. A solução para o seu problema é se afastar desse homem antes que você sofra.
2) Diana sente falta do sexo do seu colega de trabalho e ele está se afastando por estar apaixonado.
Resposta:
Acho pouco provável que isso tenha acontecido, mesmo assim recomendo que os dois se afastem um do outro. Duvido que ele esteja apaixonado. Acho que ela não sente falta apenas dele na cama, mas dele como companheiro. Ou seja, voltamos a primeira hipótese.
Devo acrescentar que eu acredito que esse homem seja casado e a Diana esteja importunando-o. Isso resulta no afastamento dele, não tem nada a ver com paixão. Agora, você deveria se perguntar o porquê de estar traindo seu marido. Qual o verdadeiro objetivo dessa traição, além do prazer sexual? O que há de errado no seu casamento? Por que o divórcio não é uma opção para você?
Pense nisso Diana, você é jovem, deve ser bonita, tem tudo para conseguir um homem legal para ser seu companheiro. Acredito que você não seja uma mulher que é adúltera por safadeza, senão não viria angustiada pedir conselhos. Reveja seu casamento Diana, não vale a pena continuar com uma pessoa que não a faz feliz, apaixonar-se por outros homens e se desiludir. Aproveite sua juventude para viver uma vida de solteira e procurar uma pessoa que lhe faça uma mulher completa, sem a necessidade de ter relações extraconjugais. Procure um profissional e faça terapia, aconselhe seu marido a fazer o mesmo e resolva sua relação primeiro e esqueça esse seu amante.
Dr. Passione

Nenhum comentário: