9.14.2011

Ingestão de vitaminas e minerais é fundamental para o organismo funcionar bem

 

Rio - Na correria do dia a dia, cada vez mais as pessoas deixam de ter uma alimentação balanceada e ingerem alimentos processados e com menos nutrientes. Mas manter o hábito alimentar saudável, com a ingestão necessária de vitaminas e minerais é fundamental para o organismo funcionar de forma correta e, no caso de crianças e adolescentes, para crescer.


No entanto, obter toda a quantidade de nutrientes recomendada pelos nutricionistas aos adultos, a partir da alimentação básica ingerida no cotidiano é difícil. Segundo a nutricionista da Facility Saúde, Paula Cristina de Andrade Viégas, para se obter a quantidade de ferro diária necessária, entre 10 a 15 mg de ferro, por exemplo, é preciso consumir mais do que 115 gramas de carne ou fígado de galinha, e mais de 100 gramas de feijão. E para uma quantidade desejável de vitaminas, no mínimo tem-se que ingerir de três a cinco porções de frutas e vegetais.


E, muitas vezes, é necessária uma complementação. O ferro, por exemplo, não é bem absorvido pelo organismo, sendo necessária a ingestão simultânea de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão e kiwi. As vitaminas e minerais são importantes também porque, na dosagem certa, auxiliam no combate de doenças simples, como as viroses e até mesmo de cânceres.


“Além disso, a beleza da pele, cabelos e unhas estão sujeitos ao bom uso de vitaminas e minerais”, explica Paula.


A alternativa, em muitos casos, é fazer uso de suplementos vitamínicos-minerais. Mas de acordo com o consultor médico e pesquisador da Hebron Farmacêutica, Severino Barbosa dos Santos, que produz suplementos vitamínicos-minerais, não se deve fazer uso indiscriminado de nenhum suplemento vitamínico e ou mineral, sendo necessária a prescrição médica ou nutricionista após avaliação.


"Cada pessoa precisa de um tipo adequado de suplemento. Para as gestantes, por exemplo, o suplemento deve conter ácido fólico, vitaminas do complexo B e vitamina C, que previnem a má formação do tubo neural do feto. Além disso, precisa de Zinco, Cobre, Manganês e Cromo, que auxiliam no crescimento fetal. Já para adolecentes, as vitaminas
auxiliam, proporcionando energia para as atividades do dia a dia".


Conheça a importância das vitaminas e minerais:


VITAMINA A: protege a visão e o sistema imunológico. A carência desta vitamina pode causar cegueira noturna e baixa imunidade, aumentando o risco de infecções.


VITAMINA B1: é essencial para o metabolismo energético, especialmente dos carboidratos, para o crescimento, apetite normal, digestão e nervos saudáveis.


VITAMINA B2: atua no crescimento. Exerce papel enzimático na respiração dos tecidos.


VITAMINA B5: participa do metabolismo intermediário de carboidratos, gorduras e proteínas.


VITAMINA B6: é fundamental para o crescimento normal. Participa de numerosas reações metabólicas indispensáveis para a síntese normal de DNA e sua deficiência tem sido relacionada com os defeitos de Tubo Neural.


VITAMINA B9: é importante para a maturação normal das hemácias.


VITAMINA B12: é essencial para o funcionamento normal do metabolismo da célula, principalmente as do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. Está relacionada ao crescimento.


VITAMINA C: é importante para a imunidade do organismo, cicatrização de feridas e reações alérgicas, além de ter papel fundamental na absorção de ferro e outros nutrientes. A falta de vitamina C no corpo causa fadiga e doenças
como Escorbuto.


VITAMINA D: é essencial para a formação de ossos e dentes normais, já que influencia a absorção e metabolismo de cálcio e fósforo.


VITAMINA E: é um importante antioxidante que protege as hemácias e o tecido epitelial (pele).


FERRO: é essencial para o desenvolvimento correto da hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos que transporta o oxigênio do pulmão para todos os tecidos através da corrente sanguínea e assegura o fornecimento de oxigênio aos músculos. A carência deste mineral no organismo pode causar anemia.


CÁLCIO: é fundamental para a formação dos ossos, dentes, na transmissão nervosa e regulação dos batimentos cardíacos. O magnésio está envolvido no processo de contração muscular e na sensibilidade nervosa e é um
constituinte normal do osso. Para obter o máximo dos alimentos ricos em cálcio é necessária a ingestão de vitamina D.


ZINCO: é um mineral antioxidante responsável pela defesa do organismo, auxiliando na cicatrização de ferimentos, como também mantém a saúde da pele, das unhas e cabelo. A falta deste mineral pode ocasionar atraso na menstruação, anemia leve e problemas de crescimento nas crianças.


IODO: faz parte dos hormônios da tireóide e sua falta pode causar hipotiroidismo e bócio (dilatação da glândula tireóide).


CROMO: é essencial para a manutenção do metabolismo dos carboidratos (principais fontes de energia), lipídeos (para o armazenamento de energia) e proteínas (para os músculos).


MANGANÊS: está associado com a formação dos tecidos conjuntivos e ósseos, crescimento e reprodução, e metabolismo dos carboidratos e lipídios.
POR GARDÊNIA CAVALCANTI
O Dia 

Nenhum comentário: