Ficar afastado da fofoca é a melhor alternativa!
Dizem por aí que o brasileiro adora uma fofoca. Um comentário sobre a vida de alguém aqui, outro ali e a fofoca toma proporções desmedidas. Na vida pessoal a fofoca causa danos, algumas vezes, irreparáveis. No ambiente de trabalho a situação não é muito diferente. De acordo com a professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas, Romaly de Carvalho, a melhor dica é ouvir mais e falar menos.
“A nossa atitude perante uma pessoa que gosta de falar da vida alheia deverá ser a mais discreta possível, uma vez que você pode ser a bola da vez na próxima conversa. Cultivar o bom relacionamento no trabalho com os colegas é a melhor maneira e postura”, destaca também a administradora e tutora do Portal Educação, Mônica Vargas da Rosa.
Na opinião de Romaly, quando o seu nome está envolvido no meio da fofoca, a melhor maneira de evitar o alastramento da conversa é conversando com a fonte e sempre chamar uma testemunha para acompanhar. Pergunte o porquê do assunto com muita calma e ouça as explicações.
As fofocas dentro de empresas podem ser mais graves do que se possa imaginar. De acordo com as especialistas, em caso de difamações graves, a comissão de ética da empresa pode ser acionada e o registro pode fazer com que os responsáveis pela fofoca sejam punidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário