Quando o objetivo é conseguir um emprego, temos que pensar em cada detalhe! Confira algumas dicas que vão te ajudar a acertar no visual na hora da entrevista!
Como dizia Vinícius de Moraes: “Beleza é fundamental”. Porém, esta beleza vai muito além da sorte de ter nascido dentro dos padrões de beleza. Cuidar de você e se preocupar em estar sempre muito bem apresentável é o mais importante. E este detalhe se transforma em um diferencial quando o assunto é a busca por um lugar no mercado de trabalho.
É claro que o seu currículo e a sua bagagem profissional contam. Mas, não dá para imaginar você indo a uma entrevista sem estar vestido adequadamente e, ainda, se comportando de maneira descomprometida, não é verdade? Ainda mais que o mercado está cada vez mais seletivo! “O fato é que em uma disputa, o candidato escolhido será sempre aquele que apresentou uma aparência mais adequada ao ambiente e vaga existente. Não se trata de beleza”, explica a professora Mariana Domitila Padovai Martins, professora do curso de graduação em “Gestão Comercial – Moda”, da Faculdade Veris Uirapuru Imapes, do Grupo Ibmec Educacional, e autora do livro "Marketing Pessoal: Investindo no bom senso", publicado pela Editora Ottoni.
"Em nenhum momento é avaliada a beleza dos candidatos, mas sim a aparência, a imagem pessoal que cada um expressa. Portanto seria correto afirmar que beleza não interfere no mercado de trabalho, mas a boa aparência sim, isso porque a maneira como a pessoa trata do vestuário e da higiene pessoal faz com que ela agregue ou não valores às situações profissionais", diz ela.
De acordo com a especialista, existem vários ambientes de trabalho e cada um deles pede um vestuário específico, já que certas profissões são mais focadas nas expressividades artísticas e criativas, enquanto outras são mais rígidas devido à imagem que a profissão necessita transmitir. "Um profissional deve usar sempre de bom senso. Na prática, isso significa se adequar ao local de trabalho ou encontrar um emprego que vá ao encontro de seu estilo pessoal", conclui a especialista.
Confira algumas dicas para se ter um bom guarda-roupa de trabalho:
Mulheres:
Alfaiataria
Malhas avulsas para enfrentar as variações climáticas
Camisas e blusas com calças e saias
Sapatos cômodos e clássicos
Ternos de microfibra (pois não amassam)
Bolsa de cor neutra
Coletes
Vestido modelo tubo ou chemisier
Bijuterias finas e jóias clássicas
Para não errar em qualquer situação, evite:
Barriga de fora
Sapato de saltos altíssimos
Sandálias (deixe para mostrar os pés fora do ambiente de trabalho)
Unhas compridas
Excesso de bijuterias ou jóias.
Roupas esportivas
Decotes e roupas curtas
Perfumes fortes
Roupas transparentes.
Homens:
Ternos
Camisas lisas (preta, branca, azul, bege e cinza)
Gravatas discretas
Calças retas e sem detalhes
Sapatos sociais (preto e marrom)
Meias sempre da cor dos sapatos ou da calça
Blazers
Para trabalhos e profissões menos formais:
Camisetas lisas, de cores neutras, calça jeans sem detalhes, sapato ou sapatênis.
Para não errar em qualquer situação, evite:
Roupas coloridas demais
Camisas e calças apertadas
Bermudas
Tênis
Perfumes muito fortes
Cintas de cor diferente da dos sapatos.
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